COMO SER UM BEATMAKER MAIS PRODUTIVO? (10 DICAS)

Você já travou em um projeto por não conseguir mais desenvolvê-lo, ficou insistindo até se sentir desmotivado e improdutivo? Isso é muito comum de acontecer. Deixar de combater esse tipo de situação faz mal pra você, pessoalmente e profissionalmente, pois te deixa desanimado e estático. Nessas horas você deve se perguntar: como ser um beatmaker mais produtivo e vencer esse tipo de situação?

Aumento de produtividade, batimento de metas e entrega em datas estipuladas, são coisas adquiridas através de exercícios diários, ou seja, depende de dedicação. Por isso, selecionamos 10 dicas que vão te ajudar a manter uma consistência no seu trabalho:

 

como-ser-um-beatmaker

 

DICA 1: DEFINA METAS SEMANAIS E MENSAIS

Seja para fazer um beat, estudar novas sonoridades ou aprender novas técnicas, você deve evitar as grandes lacunas de ócio na produção. Para manter uma constância, comece, por exemplo, terminando 1 beat por semana e aumente a demanda conforme for vendo que pode mais. Fazer a relação mensal é uma boa forma de analisar suas produções, observando onde houve melhora e onde ainda dá pra melhorar.

 

DICA 2: IMAGINE COMO FICARÁ SEU BEAT FINALIZADO

O primeiro passo na hora de produzir é saber aonde se quer chegar. Ao escolher os timbres, pense na sonoridade que deseja alcançar, e nas características dela. Assim, você economiza tempo, buscando algo mais característico. Por exemplo, se deseja fazer um Trap Funk, capriche na escolha dos timbres que farão a percussão, bem característica do Funk, de modo com que a sonoridade se encaixe com a dos timbres característicos da bateria de Trap.

ASSISTA O DJ COALA FAZENDO UM TRAP FUNK PESADÃO!

 

DICA 3: EVITE FICAR PRESO EM UM PROJETO

Se você tem um projeto inacabável, onde não encontra os timbres certos ou por algum motivo não consegue desenvolvê-lo, faça um novo projeto e esqueça esse por agora! Essa recomendação, além de prevenir o stress de ficar muito tempo sem sair do lugar, abre as portas da sua imaginação novamente, ao começar um outro projeto, com outra pegada.

Um dia você pode abrir esse projeto e conseguir aproveitar algo, ou ainda desenvolvê-lo, mas, deixe que isso aconteça naturalmente, não force a barra.

 

como-ser-um-beatmaker-produtivo

 

DICA 4: COMO SER UM BEATMAKER ESPERTO? USE A INTUIÇÃO À SEU FAVOR!

Sabe quando um surfista observa atentamente o mar, esperando uma onda boa? Hora vem, outra não.

Têm dias que acordamos mais dispostos a produzir e outros não. Dias que conseguimos acertar a onda e outros que o melhor a se fazer é treinar o equilíbrio fora do mar, por exemplo. Isso diz respeito ao saber aproveitar o momento certo de realizar cada atividade.

Como ser um Beatmaker está relacionado a conexão que se tem com a música. Não adianta forçar se, em alguns dias, ela não funcionar. Quando o mar não está para peixe, é melhor optar por outro plano, do que ficar batendo na mesma tecla até cair no ciclo do stress e desânimo.

Por isso, quando não conseguir criar, estude, procure referências, mexa com outro tipo de coisa que vá ajudar no seu trabalho. Sempre reflita: o que é melhor fazer hoje?

 

DICA 5: ESTABELEÇA UM TEMPO MENOR QUE O NORMAL

Observe quanto tempo você gasta para criar um beat e se desafie a fazer com a metade do tempo, por exemplo. Vá diminuindo o tempo conforme você conseguir, mesmo que não fique tão bom de primeira, com insistência e treino, a qualidade e o desempenho melhoram muito. Sinta-se como um boxeador dando inúmeros socos no saco de pancada, pra poder ficar bom!

QUER UM EXEMPLO PRA TE GUIAR? VEJA O DJ COALA FAZENDO UM BEAT EM 5 MINUTOS

 

DICA 6: COMO SER UM BEATMAKER BOM DE OUVIDO? TREINE SUA AUDIÇÃO!

Ao ouvir uma música tente separar os instrumentos que compõem ela, reconheça quais são, o que estão fazendo, pra qual lado cada um foi colocado, as faixas de frequência em que atuam, etc. Isso te ajuda a entender como o produtor aplicou técnicas importantes, que dão um toque profissional ao som, acrescentando assim, “cartas na manga”, pra serem usadas nos seus beats.

 

como-ser-um-beatmaker-profissional

 

DICA 7: TENHA NOÇÃO DE TEORIA MUSICAL

Como ser um beatmaker que vai além? Estude teoria musical. Isso, além de ajudar muito na rapidez da criação de harmonias e melodias, sem sair do tom, dá ao produtor um leque maior de possibilidades de escalas e campo harmônicos, permitindo que ele alcance sonoridades diferentes.

QUER SABER MAIS SOBRE TEORIA MUSICAL? SE LIGA NO CONTEÚDO QUE PREPARAMOS PRA VOCÊ!

 

DICA 8: COMO SER UM BEATMAKER PROFISSIONAL? SE RESPEITE E FAÇA PAUSAS!

Dê um tempo, pra você e seus ouvidos, tire férias, viaje, fique alguns dias sem internet, se desprenda de tudo e busque a interação com a natureza, ou qualquer coisa que te relaxe, te inspire a viver.

Todos precisam disso, principalmente quando estão sob stress, que acaba refletindo em tudo, inclusive no seu trabalho. Portanto, se respeite e conecte-se consigo mesmo novamente, usando as coisas simples que estão em sua volta.

 

DICA 9: SAIA DA BOLHA

Procure pesquisar novos estilos de música, novos cantores, novas bandas, pesquise sobre a raiz de um determinado gênero, outra cultura, outro conceito, e depois de achar, estude esses sons. Este passeio faz você retornar com a bagagem cheia de novidades para usar em seus beats.

 

como-ser-um-beatmaker-com-referencias

 

DICA 10: COMO SER UM BEATMAKER LIVRE? DIVIRTA-SE PRODUZINDO!

Tente não levar a produção de uma música tão a sério, você precisa estar livre e à vontade para produzir, pois assim a criatividade sairá. Um grande beat pode vir quando você está produzindo dessa forma descontraída, porque no momento em que o seu interior fala e tu só transmite isso pra dentro da música, você está sendo original, é algo totalmente verdadeiro!

 

Resumidamente, aplicar essas dicas de como ser um beatmaker produtivo, te trará resultados melhores de acordo com o seu treino e persistência.

É natural que encarar a mudança seja difícil de início, mas tenha em mente que a dificuldade é apenas da sua mente, te falando que não está acostumada com aquilo, querendo voltar a como era antes, pra zona de conforto. Mas, se mantendo firme, rapidamente ela de adapta! Por isso, encare o processo com persistência, pois não desistir é o que já te diferencia de muitos!

CONHECE A VIRADA DE CHAVE QUE MUDOU A VIDA DE MILHARES DE PESSOAS? CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.