Uma característica importante para seus beats é saber humanizar suas baterias. Você percebe que falta algo em sua produção, já sampleou, montou a bateria, criou uma melodia, mas ainda falta aquele swing para dar o próximo passo. Podem ser vários fatores, um deles é humanizar.
Quando começamos a criar uma bateria o primeiro passo é estruturar, colocando o bumbo, a caixa e o hi-hat. À princípio os instrumentos ficam no mesmo volume, a bateria fica “reta”, sem dinâmica. O principal instrumento que você deve prestar atenção nos volumes é o hi hat. Vamos as dicas:
DICA 1: Humanizar o Velocity
O velocity é o medidor de intensidade dos instrumentos. Toda vez que houver presença de qualquer instrumento em seu beat haverá o velocity. Quando criamos uma bateria há uma sequência de instrumentos tocando repetidamente ao longo do tempo.
Por exemplo: Se manipulamos os velocitys de um hi-hat, colocando o primeiro com velocity alto, o segundo com velocity baixo e assim sucessivamente, deixando 1 alto e 1 baixo, teremos uma dinâmica no hi-hat e soará mais humanizado.
Veja no Ableton onde diminuímos ou aumentamos o velocity:
DICA 2: Humanizar a Posição Das Notas
Humanizar a posição das notas é modificar o tempo das notas para não bater no mesmo tempo, em um exato milissegundo repetidamente. Quando colocamos na grade traz uma perfeição que não queremos quando o assunto é humanizar suas baterias.
Preferencialmente atrase alguns milisegundos as notas, é transformador! Dá outra cara em sua bateria, humanizando-a.
Para atrasar basta você arrastar um pouco para a direita a nota que deseja escutar este efeito. Aos olhos pode não parecer muita mudança, mas aos ouvidos é perceptível.
Veja abaixo a nota destacada que está fora da grade, atrasada, pois a imperfeição traz um swing para a bateria.
No Ableton tem um recurso chamado Groove que faz automaticamente estes atrasos dando swing a sua bateria. Existem muitos tipos de Swing e Groove para você escolher.
Também conseguimos extrair o groove de uma música, bem interessante. Basta clicar com o botão direito no clip MIDI do sample e terá a opção de extrair o groove.
O Groove fica localizado no clip do canal MIDI, veja abaixo na imagem ilustrativa:
DICA 3: Humanizar a Performance
Humanizar a performance significa como estão estruturados os elementos de sua bateria, se existem diversos timbres atuando com características diferentes.
Misture os elementos selecionados de forma agradável aos ouvidos. Coloque uma caixa batendo em um tempo diferente das outras para se destacar. Apenas uma caixa diferente já diferencia a bateria.
Cuidado! Ao colocar os instrumentos veja se estão embolados. Um recurso que desembola é o choke, por ele tira o choque entre instrumentos configurando em 1. Veja na imagem a seguir:
Aplicando estes conhecimentos as suas baterias terão este aspecto humanizado, como se estivesse feito por um baterista. A dinâmica dos instrumentos traz o groove e o swing desejado.
Esta técnica é muito utilizada no Boom Bap e no Trap. Se você não estava utilizando estas ferramentas prepare-se que seus beats ficarão mais pesados!
LIVES SOBRE PRODUÇÃO MUSICAL, TODA TERÇA 20H, SE INSCREVA E ATIVE O SININHO PARA SER AVISADO!
BDA 5 ANOS, VALENDO 60 MIL REAIS, CONTA COM BEATS DE ALUNOS DA ACADEMIA DE…
BATALHA 10K: ACADEMIA DE BEATS REALIZA A MAIOR BATALHA DE BEATS ONLINE DO BRASIL, COM…
OS BEATS DA BDA, EDIÇÃO "ESQUENTA 5 ANOS", FORAM DE ALUNOS DA ACADEMIA DE BEATS!…
QUAL O MELHOR MICROFONE CONDENSADOR PROFISSIONAL DE HOMESTUDIO? O microfone condensador de homestudio é mais…
BATALHA DA ALDEIA CONTA COM BEATS DE ALUNOS DA ADB NA SUA EDIÇÃO DE 4…
COMO VOCÊ FAZ PRA VENDER E COMPRAR BEATS? Pra vender e comprar beats na…