“Como fazer um beat” é uma pergunta que você mesmo vai responder pra si. Isso porque não existe certo ou errado e sim métodos diferentes de chegar ao resultado que deseja.
Com o tempo, você vai descobrindo a melhor forma de criar, ou seja, a que mais fizer sentindo pra você. Por isso mesmo, viemos compartilhar com vocês um método simples e muito usado!
Se você está na estaca zero, ou até mesmo se já produz e está sempre buscando por resultados melhores, se liga nas dicas que preparamos para que você saiba como fazer um beat, desde o zero!
Antes de tudo, você vai precisar de uma DAW, que é o software de produção musical. Depois de escolher uma e instalar no seu PC, notebook ou celular, você poderá produzir suas músicas.
Indicamos o Ableton Live ou FL Studio para você baixar no seu PC/notebook e o FL Studio Mobile para seu celular.
Nesse tutorial, usaremos o Ableton Live para demonstrar, que tem uma licença grátis de 90 dias. Acompanhe o passo a passo de como baixar a do Ableton Live aqui.
Não é o que parece. Como tudo, é questão de praticar e ver isso acontecendo naturalmente. Portanto, o seu foco no momento deve ser em saber o básico que você precisa pra fazer um beat. Bora junto nessa!
Essa é a Tela de Sessão. No momento, o que interessa de você saber nela, é:
Você pode alterar o volume dos canais, clicando na seta e arrastando pra cima ou pra baixo.
Você pode mudar da Tela de Sessão para a Tela de Arranjo, usando a tecla “Tab” ou nos três riscos do canto superior direito, como você pode ver acima.
Ambas são formas diferentes de operar as mesmas funções, fique tranquilo que aos poucos você vai precisando e entendendo mais de cada uma.
Por fim, deixe na Tela de Arranjo, e partiu pro próximo passo.
A vontade de produzir muitas vezes vem de quando você ouve um ou mais instrumentos, e isso te faz imaginar um beat já feito, ou até um complemento pro que já tá ali.
Por isso, você pode se basear em samples (amostras de sons). Com eles, você pode criar algo novo e original, usando uma coisa que já existe.
Separamos dois samples para usar nesse tutorial, e vamos disponibilizá-los abaixo! Assim, dá pra você replicar aí!
CLICA AQUI PRA BAIXAR OS SAMPLES DO TUTORIAL
Depois de baixar e descompactar o arquivo dos Samples:
Isso tudo que foi feito é a preparação pra deixar a sua criatividade brilhar. É a partir de agora que você coloca a sua cara num som. Nesse caso, você já os tem 2 samples pra trabalhar, que separamos pra te ajudar.
Quando você vai criar dessa forma, uma boa dica é de ouvir e perceber as variações, do samples, realmente sinta o que ele te passa. Analise o que você tem em mãos, pra depois imaginar na sua mente o que dá pra ser feito a partir daquilo, saca?
Por exemplo, se você reparar, vai perceber que o “Sample 1” tem alguns chiados, como os de discos de vynil.
Isso acontece pelo estilo do sample, que tem uma característica mais “Old School”. Esses são ótimos pra Boombap, justamente por ter essa identidade.
Por isso, o Ritmo que viria, poderia ser algo mais com essa pegada Boombap, que é muito boa pra investir em timbres mais orgânicos (vindos de instrumentos físicos, os não digitais).
Perceba que, com os dois samples, já temos um ritmo, melodia e harmonia, além de já ter um bass, pra fazer a parte dos graves, no próprio “Sample 1”.
Nesse caso, vamos colocar mais dois timbres, separadamente, pra complementar o ritmo dessa bateria.
Sempre verifique os volumes e equilibre eles, antes de ir pro próximo passo!
Um timbre é o som que um instrumento emite. De um violão, um bass, uma bateria, uma piano, etc…Você consegue achá-los em Drum Kits, e pra você conseguir acompanhar junto com a gente, separamos os Drum Kits Free do DJ Coala, pra você usar os mesmos timbres, baixe os Drum Kits Free do DJ Coala logo abaixo!
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS TIMBRES GRATUITAMENTE
QUER FAZER PELO CELULAR? VEJA AQUI ALGUMAS DICAS DE COMO INSTALAR E SOBRE DAWS PAGAS E GRATUITAS!
Depois de baixar e descompactar o arquivo, vá em “Downloads” novamente, como no item 1 do Tópico 2, e abra a pasta dos Drum Kits.
Agora, se você fazer o exercício de analisar o beat e pensar em alguém rimando em cima disso, vai perceber que ainda falta algo pra ditar mais o ritmo, e marcar.
Por isso, vamos separar esses dois timbres:
Pra usar eles, separadamente:
Você viu que com um áudio (sample), você consegue trabalhar, não é?
Pois com um Simpler, num Canal MIDI, também dá, só que de uma forma diferente:
O Simpler transforma o timbre que você colocou nele, em um instrumento, onde você pode usar diferentes notas.
Vamos começar primeiro com o “Hi-hat [Open 2]”. Pra colocar as notas e montar a linha desse timbre, é preciso:
Por fim, lembre-se de verificar os volumes e tentar equilibrar eles antes de ir pro próximo passo!
Com 4 compassos criados, podemos duplicar eles (CTRL+D) e usar os 8 compassos como Refrão. Só com isso, você já tem a ideia do beat em mãos.
Por que se você seleciona tudo e duplica esses 8 compassos, duas vezes, você fica com um refrão de 8 compassos e com um verso de 16 compassos.
Agora é trabalhar nas variações, para que a pessoa que for ouvir, não enjoe do seu som tão fácil.
Ok, mas como fazer um beat com variações? Há várias formas de variar, e com ferramentas diferentes.
Uma simples e muito usada, é a de recortar os samples, onde você corta uma parte e pode apagar o que você não deseja usar (selecionando e apertando “Delete”), ou se não, até mesmo reposicionar ela. Para recortar uma parte:
Isso ajuda a descaracterizar o sample e criar algo mais original. O segredo aqui é entender em que ponto da onda sonora, você deve cortar. Teste fazendo isso nos dois canais com sample.
Perceba como eles ficaram cheios de recortes, pra ajudar a dar dinâmica e variação ao beat.
Na estrutura de um beat, é sempre importante deixar partes de tensão e relaxamento. Isso é, partes tensas que cresçam e despertem a ansiedade pela outra parte mais enérgica.
Uma boa forma de mapear seu beat, é assim:
E assim por diante, dependendo do tamanho que você quer pro seu beat. O mais importante é que essa estrutura tenha a dinâmica de momentos de “energia alta e baixa”, dentro do som.
Com o beat todo estruturado, ouça tudo e confira os volumes de cada canal, inclusive do canal “Master”, que é o que junta todos. Equilibre eles, sem deixar nenhum clipar, ou seja, passar dos 0.0 db.
Basicamente, o seu primeiro beat está feito! Com tão pouco, você pôde fazer um beat como o desse tutorial. Com o tempo e a prática, você começa a acessar e trabalhar ferramentas diferentes, é tudo questão de processo!
As próximas etapas seriam de Mixagem e de Masterização, que vão limpar as frequências ruins de cada timbre, dar mais brilho, mais peso, dar um up no som através dos detalhes, de acordo com o objetivo do produtor, deixando assim, o som com cara profissional.
E aí, o que achou? Espero que tenha pegado essa visão!
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