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ENVELOPE ADSR: COMO MODIFICAR SEUS TIMBRES

CONHEÇA O ENVELOPE ADSR E APRENDA A MODIFICAR SEUS TIMBRES

 

Já se deparou com algum plugin sintetizador ou sampler, onde você nem entendeu a real função dos botões? Isso é bem comum de acontecer, ainda mais com o Envelope ADSR.

Alguns desses botões, que estão em todos os VSTs,  configuram samples analisando o envelope ADSR (sonoro).

Veja abaixo a linha vermelha envelopando 3 exemplos de onda sonora:

 

 

O significado da sigla ADSR é Attack, Decay, Sustain e  Release, referente aos parâmetros do envelope.

Saber como modificar timbres com o envelope ADSR, te guiará numa análise do seu próprio beat.

Entendendo os principais conceitos por trás dele, você pode manipular ondas sonoras de qualquer instrumento, da forma que desejar. 

 

ATTACK

O ataque é o tempo inicial quando toca um instrumento, do volume zero até atingir o volume esperado, assim obtendo dinâmica.

O ataque curto tem uma porcentagem baixa, ou seja, a dinâmica é menor.

o attack longo tem uma dinâmica maior.

Geralmente os instrumentos de sopro tem um attack longo, com uma dinâmica mais perceptível aos ouvidos.

 

DECAY

O D do ADSR é o Decay, ou seja, o decaimento da onda. O quanto demora para a onda terminar, dependendo muito da regulagem do sustain.

Se o sustain for baixo, conseguimos mudar a curvatura da onda através do decay.

 

 

SUSTAIN

Depois do tempo do attack, vem o Sustain. Seguindo da esquerda para a direita da onda sonora.

O Sustain é a sustentação ou o tempo que a onda permanecerá quando tocamos o instrumento e mantemos segurando a nota tocada.

Para deixar o instrumento com um tempo menor de execução, basta diminuir o sustain e aumentar caso a intenção seja de ter um tempo maior de execução.

 

RELEASE

O Release é conhecido como relaxamento ou o tempo que demora para terminar a onda sonora.

O Envelope é o contorno das ondas sonoras. Podemos identificar o tipo de onda e qual é o instrumento através da análise do envelope acústico.

 

ENVELOPE ADSR: ANALISANDO O GRÁFICO

Observe a amplitude/tamanho de cada um e o tempo em que se inicia.

Se fizermos uma analogia: o attack é configurado para os primeiros segundos de um sample, como por exemplo o fade in. Já o release fica por conta do fade out.

 

O ADSR é um bom começo para quem quer estudar sobre síntese sonora.

Entendendo e aplicando este conhecimento, com apenas 1 sample você pode variar e criar vários com características diferentes.

Buscar conhecimento sobre algo novo dentro da produção musical, te fará ir além! Continue nesse foco. Bons estudos!

 

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