Há quem duvide que não podemos gravar vocais em casa de forma profissional chegando no resultado esperado. Na maioria das vezes são erros que podemos resolver sem muito esforço. Vamos apresentar 5 dicas para gravar vocais da melhor forma profissional em casa. Vamos lá:
Lugar de Gravação
O principal fator que deixará sua música com boa qualidade é a gravação dos vocais. Por isso verifique o melhor lugar para captar a voz em sua casa.
Um quarto de porte pequeno à médio é uma ótima opção.
Deixe a cama, os travesseiros, o armário e outros utensílios domésticos, eles absorvem o som e deixam o ambiente com menos eco/reverb.
Tratamento Acústico
O tratamento acústico serve para tratar o som dentro da sua sala ou quarta.
Para isso é necessário alguns cuidados.
Escolha uma sala que esteja longe o bastante de fontes de ruído como sala de TV, banheiro, cozinha ou garagem que contém carro.
Uma sala com paredes paralelas e próximas cria desvantagens para gravação. Isso ocorre porque a quantidade de som cria ondas permanentes, isso termina em ruídos e ecos indesejáveis.
Para evitar esse problema você pode cobrir uma das paredes criando uma parede desigual ou com superfície absorvível.
As espumas acústicas e as placas de lã de rocha servem para absorver o som.
Tipo do Microfone
A primeira escolha que você terá que fazer será entre um microfone dinâmico e um condensador.
De modo simples, podemos dizer que um microfone dinâmico tem um som mais “duro”, com menor sensibilidade, sendo muito útil para gravação de instrumentos de alto volume (guitarras, bateria e percussão, vozes mais agressivas) ou para gravar em ambientes sem tratamento acústico – fora sua praticidade no uso ao vivo.
Já os condensadores funcionam na via oposta: capturam mais detalhes, são mais sensíveis e nem todos lidam tão bem com volumes muito altos. Podem ser indicados para gravação de vocais, violão, piano, e instrumentos mais leves e sutis. Eles também precisam de alimentação de energia, seja por USB ou phantom power.
Posição do Microfone
Saber posicionar o microfone, a distância para rimar no mic e a altura é muito importante para gravar vocais.
Distância:
- A 30 cm de distância, o vocal soa aberto e arejado.
- A 5 polegadas de distância, o vocal soa quente e íntimo.
Um bom ponto de partida é colocar o(a) MC a 6 polegadas de distância do microfone e mova para frente ou para trás para obter o tom que você está procurando.
Altura:
Quando você abaixa o microfone, você está aumentando o limite inferior da voz. Quanto mais perto você chegar do peito, mais proeminente será o low-end.
O oposto também é verdadeiro – quando você levanta o microfone, a extremidade superior é acentuada.
Certifique-se de que o vocalista olhe para frente ao cantar, caso contrário, eles colocarão um estresse desnecessário em suas cordas vocais!
Grave Muitas Vozes
O MC pode te supreender com apenas um take, mas por segurança grave pelo menos uns 3 takes. Essa é uma dica de ouro que pode fazer toda a diferença no final.
Quando colocar as vozes juntas, atente-se na afinação das vozes e se elas estão bem posicionadas.
VEJA MAIS COMO MONTAR SEU HOME STUDIO