HOME STUDIO: 9 DICAS PARA MONTAR O SEU

QUER MONTAR SEU HOME STUDIO? SE LIGA NAS DICAS QUE SEPARAMOS PRA VOCÊ!

 

Quando começamos a produzir música é natural que venha a vontade de montar o seu Home Studio, ou seja, o lugar que você possa ter espaço e concentração para tratar sobre música: produzir beats, mixar, masterizar ou gravar.

É natural que você sinta esse sentimento de querer ter o melhor home studio possível, por isso, é muito importante saber como lidar nessa situação, pra você não se precipitar.

Pra te ajudar nessa, separamos dicas essenciais para você montar o seu home studio! Se liga:

 

home-studio-com-equipamentos-para-producao-musical

 

1 – ANTES DE COMPRAR, SEMPRE PERGUNTE SE É O MOMENTO DE INVESTIR.

Isso porque muitos compram várias equipamentos, sem ao menos ter noção em como aquilo vai ajudar, e principalmente, se é o momento pra dar esse passo.

Se você está no início, recomendamos que se pergunte até que ponto vale a pena investir em equipamentos que você não precisa mexer agora.

Lembre-se que, para produzir, basta um PC/notebook/celular e um fone de ouvido.

Com o home studio, você vai estar profissionalizando a sua arte, por isso,  antes de montar um, garanta que realmente é o momento certo.

 

2 – ESCOLHA UM PC OU NOTEBOOK

Para produzir profissionalmente, você vai precisar de um computador, seja um notebook ou desktop.

As configurações dependem da sua demanda e da situação financeira, pois quanto melhor for a máquina, mais cara ela vai ser.

Mas, pensando em algo que já dê para trabalhar profissionalmente, você pode escolher uma máquina com: Processador i5, SSD de 250GB, 8GB RAM.

SAIBA COMO AS CONFIGURAÇÕES DA MÁQUINA INFLUENCIAM NO MEU TRABALHO COM ÁUDIO?

Com a máquina em mãos, instale sua DAW preferida (o software de produção musical) e os Plugins que você usa, pra deixar tudo no jeito de acordo com o seu workflow.

 

escolha-sua-daw-para-produzir-no-seu-home-studio

3 – FONE DE OUVIDO

Os fones não te dão a noção espacial necessária para, por exemplo, operar um processo de mixagem, porém, eles dão uma alternativa de uso móvel, salvando sua vida quando você está fora do home studio.

Além disso, muitos profissionais da área, preferem criar o beat no fone, pra depois mixarem e masterizarem nos monitores de áudio.

Isso porque você consegue se isolar do meio externo (literalmente) e focar ali, naquele momento.

Existem marcas reconhecidas no mercado que cumprem bem esse papel. Audio Technica, AKG, Beats, JBL e Sony estão sendo cada vez mais vistas por profissionais do áudio.

 

4 – MONITOR DE ÁUDIO

A análise de como irá soar seu beat na pista, é feita através do monitor de áudio. Isso porque, durante o processo de mixagem, é com ele que você consegue analisar todas as faixas de frequência, percebendo os detalhes e analisando o stereo do som.

Alguns bons exemplos de marcas são: Yamaha, Rokit e Genelec.

 

monitores-de-referencia-para-mixar

 

5 – INTERFACE DE ÁUDIO: SEU HOME STUDIO PRECISA DELA

Existem muitas placas de áudio (interface de áudio) conhecidas e com feedbacks positivos, mas quando for adquirir uma, olhe pra sua necessidade.

Por exemplo, caso necessite gravar uma voz e um instrumento, existem as placas de 2 canais, que são ideias pra isso.

Caso você faça parte de uma banda, é preciso de mais canais para a bateria, a guitarra, o baixo, e assim por diante.

Algumas boas marcas de Interface de Áudio, são: M-Áudio, Casio, Yamaha, Focusrite e Roland.

OBSERVAÇÃO: Recomendamos que você escolha uma placa de áudio integrada com o sistema de alimentação chamado Phantom Power, que você ativa pelo botão da interface. Caso contrário, você vai precisar de uma mesa de som com este sistema para gravar seus instrumentos.

 

6 – O MICROFONE DO SEU HOME STUDIO

O microfone vai te permitir gravar instrumentos e voz, e quando você procurar um, provavelmente vai achar dois tipos: condensador e o dinâmico.

O que os diferencia é o tipo de captação, que permitem características e tipos de uso diferentes para cada um.

Por exemplo, para um MC em um show, seria melhor o dinâmico, pois ele não é tão sensível na captação, é mais resistente, etc.

Mas, se for para a gravação de um som desse mesmo MC, num homestudio, o melhor seria o condensador, que tem muita sensibilidade a ruídos, assim a qualidade de áudio seria muito maior.

Ter um pop-filter também vai ajudar a diminuir a sibilância (sonoridade vinda da fonética de letras como “s“, do “x“, “p“, “b“, que em excesso, prejudicam a qualidade sonora).

microfone-para-home-studio

 

7 – TECLADO MIDI

O MIDI, resumidamente, é a linguagem de comunicação dos instrumentos musicais digitais, como por exemplo teclados sintetizadores, baterias eletrônicas, etc

Com timbres de plugins, você toca o instrumento que quiser. Desde violão, guitarra, piano, percussões, etc.

E por isso, com um físico, você tem um contato maior com o instrumento em si e acaba tendo uma experiência diferente, mais orgânica.

De qualquer modo, considerando que tu tem a opção de fazer a mesma coisa usando o seu teclado, pelo programa, aconselhamos que esse tipo de equipamento venha mais depois, dentro da sua ordem de prioridade.

 

8 – ACÚSTICA DO HOME STUDIO

Um dos grandes desafios ao montar seu home studio, é tirar os ruídos que vêm do meio externo.

O isolamento, para um iniciante na produção musical, é algo totalmente fora de mão, pois é custoso e bem mais trabalhoso.

Por isso, de início, o tratamento acústico, vai te ajudar a tratar as ondas sonoras da sala onde fica o seu home studio. Ele pode ser feito com painéis, de lã de rocha ou lã de vidro.

Outra dica é a de gravar em horários mais tranquilos, pra evitar que os ruídos atrapalhem a sua gravação.

As espumas ajudam também, mas somente as que são específicas para esse tipo de uso!

Ao tratar seu home studio, tenha atenção com as janelas e portas, vedando-as para alcançar a menor interferência possível destes pontos.

O exemplo abaixo apresenta um tipo de espuma acústica.

 

espuma

 

9 – A CHAVE DE TUDO: FAÇA O PLANEJAMENTO DO SEU HOME STUDIO

Antes de tudo, para conhecer o que você está comprando, faça uma pesquisa dos equipamentos para seu home studio.

Você pode fazer isso através de tutoriais, posts, e principalmente recomendações de produtores que já estão trabalhando com essa estrutura, pois além da dica que você ganha, acaba fazendo mais conexões.

Mesmo que você não vá comprar os equipamentos agora, faça um planejamento dos seus investimentos. Coloque em ordem quais vão ser melhores para você adquirir.

Não há nada melhor do que investir em você mesmo, por isso, se prepare financeiramente pra aproveitar isso da melhor forma!

 

CURTIU? ENTÃO SE LIGA NAS 3 DICAS QUE SEPARAMOS PARA A SUA CARREIRA!

 

Por fim, nunca se esqueça que equipamento nenhum faz milagre. Só o conhecimento pode te fazer dominar algo!

Por isso, foque no conhecimento, que quando você ter em mãos um equipamento novo, vai poder aproveitar muito mais, sabendo como usar ele da melhor forma de acordo com os seus objetivos!

JÁ VIU O DJ COALA REFAZENDO UM BEAT DO TUPAC?