5 DICAS DE MIXAGEM DE VOZ PARA TRAP

 

Hoje o Trap está tocando em todo mundo. Uma das características bem destacadas são as vozes com bastante efeito e suas variações.

Aliás, VOCÊ JÁ ASSISTIU OS 3 EFEITOS DE VOZ PARA TRAP?

O professor Dj Coala ao longo de 12 anos trabalhando com gravações de vozes e produção musical nos apresenta 5 dicas que atualmente ele utiliza para mixar voz no Trap. As imagens são do Ableton Live, mas o conhecimento passado serve para qualquer DAW. As dicas são:

– Remoção de Frequências Ruins
– Dinâmica na Voz
– Adicionar Brilho e Cor
– Abertura de Voz
– Efeitos de Voz

Remoção de Frequências Ruins

A tomada de decisão desta primeira etapa é imaginar como ficará o resultado final, para então começar a cortar as frequências indesejadas, assim ficando mais limpa a voz. No Ableton existe um efeito de áudio chamado EQ Eight que é possível visualizar as ondas sonoras e suas frequências para então cortar ou diminuir frequências ruins e deixar ou aumentar frequências boas.

eq eight

 

Dinâmica na Voz

Nesta etapa será feito o tratamento da diferença de voz, ou seja, estabilizando uma compressão na voz para não ter uma diferença drástica quando aumenta e diminui a voz. Deixar um pouco de dinâmica na voz é bom, apenas tire o excesso. A ferramenta para corrigir esta dinâmica são os compressores e limiters. Lembrando que a ordem dos plugins alteram o produto final!

renaissance-compressor

 

Adicionar Brilho e Cor

A recomendação do mestre Dj Coala é utilizar plugins que simulam o analógico. Ao aumentar a intensidade nas frequências agudas traz mais brilho a voz. Cada voz tem sua caractrística marcante, então não tem uma receita para dar cor e brilho para todas as vozes, com a prática dará esta percepção ao dar cor e brilho na voz.

api560

 

Abertura de Voz

Abrir o campo harmônico através do estéreo fica mais fácil de perceber a voz principal e os back vocals. Abrindo o PAN, colocando a as vozes para esquerda ou direita, dá para ouvir sem colisão todas vozes. Abrir o campo estéreo deixa a sala com seus instrumentos separados. Imaginando uma sala com a bateria de um lado, a guitarra em outro e os vocais posicionados diferentemente. Na imagem abaixo os PANs estão logo acima dos quadrados amarelos numerados e ao lado da régua que regula o volume do canal regulados.

AbletonSetup

 

Efeitos de Voz

Na última etapa, com os cortes feitos, tratados a dinâmica e com brilho e cor, falta um reverb e um delay para completar e fechar a mixagem de voz. Observação: Trabalhar as repetições de voz também se faz nesta última etapa. As imagens abaixo são o delay e o reverb nativos do Ableton.

delay

reverb

 

Ainda não faz parte da família Beatmaker PRO?
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.