BUSCANDO UM NOTEBOOK PARA PRODUÇÃO MUSICAL? SE LIGA NO GUIA QUE PREPARAMOS PRA TE NORTEAR NESSA ESCOLHA!

 

Um notebook para produção musical…você tem noção de que produzir a um tempo atrás, exigia muito mais máquina e conhecimento técnico?

Hoje em dia, com um notebook simples, ou até mesmo um celular, você já pode começar a produzir e dar início a sua caminhada musical.

E para essa jornada, o seu fiel escudeiro, seu notebook, deve ser escolhido com cautela, para evitar dores de cabeça no futuro e pra que você tenha consciência do que está adquirindo.

notebook-para-producao-musical

 

Independentemente do motivo que te leve a essa procura, antes de comprar, tenha ao menos um conhecimento simples e prático de como as configurações da máquina vão ajudar, ou não, no seu cotidiano de trabalho.

Por isso mesmo, preparamos um guia prático sobre como escolher um notebook para produção musical, para te informar nesse momento tão importante:

 

DE QUE FORMA AS CONFIGURAÇÕES FAZEM DIFERENÇA NO DESEMPENHO DE UM NOTEBOOK PARA PRODUÇÃO MUSICAL?

1 – HDD/SSD

Armazena e executa a leitura (read) e escrita (write) em tempo real para o processamento.

Se for HDD, escrita e leitura são feitas por rotação de disco e vão depender das rotações que ele tiver, ou seja, mesmo que seja rápido, sempre haverá uma limitação mecânica.

Se tem dois processos muito usados na produção musical, são leitura e  gravação

A leitura atua em tempo real quando você dá play em um projeto cheio de canais pesados, lendo todas informações, de cada linha. A parte de gravação se refere as de áudio e MIDI.

Se você quer usar processamento de plugins pesados, como o Auto-Tune em tempo real, ou quer mais agilidade no seu workflow, recomendamos muito que você tenha um SSD.

 

2 – MEMÓRIA RAM

A RAM tem a função de armazenar uma quantidade de dados por um tempo curto. Assim, quanto mais RAM você tiver, mais dados serão processados ao mesmo tempo, sendo que esses mesmos dados são provenientes dos programas e plugins que você está usando na sua produção.

Por isso, a memória RAM é também mais um investimento pra sua rotina de trabalho.

notebook-para-producao-musical-deve-ter-boa-memoria-ram

 

3 – PLACA MÃE

Na placa mãe, se atente em pesquisar sobre o chipset dela. Ele determina coisas importantes para o áudio, pois controla as portas da máquina, as quais você vai usar bastante para produzir.

É interessante que a placa mãe tenha uma durabilidade boa, portanto, veja se ela tem especificações relacionadas a oxidação, anti-enxofre, e outras funções relacionadas.

E claro, veja sobre o Driver dela, pesquise sobre ele.

 

4 – PROCESSADOR

O processador é responsável pela velocidade de gravação e pelo processamento em tempo real, ou seja, o HD lê os dados, enquanto ele processa a informação dos plugins.

Um processador ruim para a sua demanda, vai te fazer perder em agilidade, podendo travar e também fazer barulho, atrapalhando o seu monitoramento pra mixagem, masterização e ainda na gravação, já que ambos exigem silêncio.

Os processadores da Intel são os melhores do mercado para áudio, e possuem algumas versões: i3, i5, i7, etc, de variadas gerações.

O número na frente do “i”, diz sobre a quantidade de núcleos de processamento que ele possui, quanto maior for a sua demanda, mais núcleos de processamento recomenda-se que o seu notebook tenha.

As gerações são as versões atualizadas, que frequentemente são lançadas, pra deixar a experiência do usuário cada vez melhor.

 

5 – TELA

Se atente pra tamanho e tipo de resolução da tela, as funções que cada uma tem. Lembre que é você quem vai passar algumas horas na frente dela!

Cuide da sua saúde visual também! Conforto no seu local de trabalho é essencial pro seu bem-estar!

tenha-conforto-no-seu-homestudio

 

6- ENTRADAS

Avalie quais e quantas entradas o modelo tem, pra planejar de acordo com seu uso. Por exemplo, para produzir você provavelmente vai precisar bastante de entrada USB e pra transmissão de tela do notebook.

Se atente em quais os tipos de entrada USB e de Transmissão de Tela ele tem, pois podem variar.

 

Agora que você sabe o que deve olhar e o porque, capriche na sua pesquisa! E lembre-se que no fim das contas, o melhor notebook para produção musical é o que você tem em mãos.

Até parece clichê, mas quando a gente entende isso, muitas coisas mudam. O nosso aluno Nicão Beats aprendeu isso, e hoje produz profissionalmente, com os equipamentos que tem.

CLICA AQUI PRA VER OS BEATS QUE ELE FAZ, USANDO O QUE TEM EM MÃOS.