OS 9 PLUGINS VST/VSTi MAIS POPULARES NA PRODUÇÃO MUSICAL DE RAP

 

Se no passado, sintetizadores analógicos eram ferramentas fundamentais em qualquer estúdio, hoje em dia, a situação mudou completamente graças aos controladores MIDI, botões e faders que podem ser customizados e controlados via computador, usando Plugins VST, que são os Instrumentos Virtuais.

 

O QUE É UM PLUGIN VIRTUAL STUDIO TECHNOLOGY (VST)?

É uma interface computacional, que emula os sinais de áudio de instrumentos musicais, sintetizadores analógicos, compressores, efeitos e processadores de áudio.

Existem 3 tipos: VST Instruments, VST Effects, VST MIDI Effects

Para te ajudar a evoluir,9 Plugins VST mais utilizados pelos beatmakers/ produtores de Rap separamos:

 

1) NEXUS 2 (reFX)

 

nexus2

 

Nexus, um dos Plugins VST mais populares e fáceis de usar, seja no Rap, Trap, Música Eletrônica, EDM ou Dance Music, se encaixando praticamente em qualquer batida.

A biblioteca nativa do Nexus contém vários sons eletrônicos agressivos, que encaixam perfeitamente em gêneros como Pop, Dance ou EDM.

Esse VST não é a melhor solução para sound design. Mas se você procura timbres fortes, cheios de poder e energia, ele pode te ajudar muito!

Você também pode encontrar uma série de Presets e SoundPacks para o Nexus (gratuitos e pagos), que vão ajudá-lo na sua produção.

 

2) KONTAKT (Native Instruments)

 

kontakt

 

O Kontakt é um Plugin VST de edição e gerenciamento de samples, com qualidade de áudio excepcional. Ele possui suporte à reprodução e manipulação de samples em tempo real, com capacidade de sintetização, edição de loops, modulação visual, filtragem e muito mais.

Existem diversas bibliotecas para o Kontakt e muitas específicas para beats de Rap. Se você quer uma recomendação, busque pelas bibliotecas da empresa StudioLinkedVST, que são de qualidade muito alta!

 

3) SYLENTH1 (Lennar Digital)

 

um-dos-plugins-vst-mais-usados-e-o-sylenth1

 

Sylenth1, é um sintetizador analógico virtual (VSTi), com um nível de definição, qualidade e desempenho muito elevados.

Até hoje, apenas alguns sintetizadores virtuais foram capazes de chegar no nível de sonoridade produzido pelos sintetizadores de hardware clássicos, como o Sylenth1.

Um diferencial, é que ele foi construído do ponto de vista de um produtor. Assim, a interface gráfica fornece o mais alto nível de uso, para que você possa liberar toda a sua criatividade no campo do sound design.

Outra característica é que ele usa um mínimo de recursos computacionais.

 

4) OMNISPHERE 2 (Spectrasonics)

 

ominisphere-plugins-vst

 

Omnisphere é um dos plugins principais na produção do Hip-Hop e Trap Music. Com uma coleção de mais de 12.000 sons e mais de 4.800 fontes de som, esse VST combina vários sintetizadores em um extraordinário instrumento virtual.

 

5) TRILIAN (Spectrasonics)

 

trillian-instrumento-virtual

 

Trillian é um ótimo plugin de Bass, que traz diferentes tipos de baixo em um único instrumento virtual.

É uma ferramenta que fornece uma interface completamente diferente, que conta com muitos timbres inovadores, como “Round Robin” ou “Dynamic Legato”, tendo uma biblioteca 10x maior do que seu antecessor Trilogy.

Nele, são utilizados mais de 60 instrumentos de baixo, em 4 a 8 cordas, e ainda mais de 30 sintetizadores analógicos, entre eles o conhecido MOOG.

Trilian é de longe o melhor Plugin VST para baixo, muito recomendado pelo SEO da Academia de Beats @djcoala.

 

6) TAL BassLine (Gratuito)

 

plugins-vst-free-talbass

 

TAL-BassLine, é um sintetizador virtual de Bass analógico, feito especialmente para a região de graves, sons ácidos e efeitos sintetizados. Possui os controles de envelopes padrão dos sintetizadores de hardware analógico.

Use ele quando você precisar de um Bass com timbre quente e analógico.

E claro, o melhor de tudo: esse plugin é GRATUITO!

 

7) MINI V (Arturia)

 

plugin-miniv-arturia

 

Mini V é um plugin que simula o lendário sintetizador Mini Moog, presente na maioria das músicas funk e pop dos anos 70 e nos Gangsta Rap dos anos 90.

É um dos plugins essenciais para conseguir sonoridades do estilo West Coast Hip-Hop. Muito característico e presente nas produções de Dr. Dre, Pharrel, Scott Storch, dentre outros.

 

8) SAUSAGE FATTENER (Dada Life)

 

sausage-fattener

 

O Sausage Fattener é um plugin de efeito muito bom. Ele só tem dois botões, mas não se engane: embora tenha essa aparência simples, você pode criar vários sons diferentes.

Experimente usar o Sausage Fattener em um único canal, com configurações moderadas , como um compressor musical. Se você exagerar, vai obter um som bastante sujo e distorcido.

Você ainda pode usar o Sausage em um canal de retorno (bus) na sua bateria, Bass, Synth, ou direto na master como um plugin de masterização.

Experimente o Sausage, vale a pena!

 

9) IZOTOPE OZONE  (iZotope)

 

um-dos-melhores-plugins-vst-para-mixagem-é-o-ozone

 

Ozone é um dos plugins de masterização mais utilizados e polemizados pelos críticos.

Ele contém todas as ferramentas que você precisa para masterizar a sua música: Equalizador, Dinâmica/Compressão, Maximizer, Exciter, Imager, Post Equalizer, Dither e Dynamic EQ.

Todo beatmaker deveria ter um iZotope Ozone ou similar, para finalizar suas tracks com chave de ouro.

 

Aproveite e experimente as inúmeras possibilidades que essas ferramentas podem te dar, pra deixar o seu arsenal de produção ainda mais completo! Com os timbres certos na mão, seu fluxo de trabalho se torna mais produtivo e a qualidade das suas produções aumenta muito!

 

QUER APRENDER A USAR OS PLUGINS VST DE FORMA PROFISSIONAL?

Esse e outros segredos dos profissionais da produção de beats, você encontra no Beatmaker PRO!

Nele, você aprende a usar os Plugins VST de forma correta e a como combinar os Plugins de efeito, para deixar suas produções soando da maneira que você deseja.

O Beatmaker PRO é um curso completo, 100% online, com mais de 80 videoaulas que ensinam, DO ZERO AO AVANÇADO, a como produzir beats, mixar e masterizar.

Saiba mais sobre o curso em: http://beatmakerpro.com.br