QUAL O MELHOR MICROFONE CONDENSADOR PROFISSIONAL DE HOMESTUDIO?

 

O microfone condensador de homestudio é mais sensível para a captação de áudio do que o microfone dinâmico (muito usado em shows), deixando assim, a gravação com a qualidade maior.

Alguns produtores optam por usar microfone dinâmico no home studio, por ele não captar detalhes externos indesejados (principalmente quando o local de gravação é muito barulhento).

Porém, isso acaba implicando numa perda de qualidade da gravação.

Independentemente da sua escolha, é essencial lembrar que O MELHOR EQUIPAMENTO É O QUE VOCÊ TEM EM MÃOS. O CONHECIMENTO é a chave para te levar onde você quiser!

Durante o processo de escolha, além do preço a ser analisado (principalmente com a alta do dólar), é essencial que, ao fazer a compra, você saiba o que está adquirindo.

E para te mostrar tudo que você precisa se atentar, nesse momento de escolha do seu microfone condensador, fizemos um GUIA PRÁTICO pra te nortear. Se liga:

 

1- ORÇAMENTO

Antes de tudo, aconselhamos que você tenha um preço máximo, que caiba no seu orçamento, independentemente de qual for ele.

Trabalhar com uma faixa de valores, já vai te direcionar bastante no processo de escolha do seu microfone condensador.

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2- DURABILIDADE DO MICROFONE CONDENSADOR

Um microfone profissional de home studio é algo sensível, principalmente à quedas.

Por isso, é importante que você escolha um microfone que tenha uma boa estrutura, que não seja frágil.

Os modelos mais baratos, normalmente são abertos facilmente, apenas desrosqueando, tornando-os mais vulneráveis e sensíveis.

Perceba também o material usado nele (normalmente plástico ou metal), pois isso faz toda diferença na questão de durabilidade, pois claro, o plástico é mais frágil.

 

3- PRESSÃO SONORA (SPL)

Todo microfone tem uma Pressão Sonora Máxima (SPL), ou seja, a pressão sonora que ele suporta, sem distorcer o áudio.

Analise a SPL das opções de acordo com o seu objetivo.

Se você quiser gravar um bumbo de bateria, por exemplo, a pressão sonora máxima deve ser maior do que um usado apenas para gravação de voz.

E mesmo que seja somente voz, é muito importante que você tenha um pop-filter, para eliminar a acidez sonora (sibilância) em letras como “p” e “b”, “s” e “x”.

Mas, normalmente, ele é um acessório vendido separadamente.

 

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4- ACESSÓRIOS

Os itens que vêm junto do microfone costumam variar de modelo pra modelo.

Normalmente, ele vem ao menos com um estojo protetor, para não ter problemas com transporte, caso queira levá-lo para algum lugar.

Mas, alguns podem vir com: aranha (sistema anti-choque), suporte, adaptador, e dependendo do kit, pedestal, adaptador de rosca, pop-filter, cabo, etc.

Mesmo que eles não venham no kit, você precisará de alguns desses itens, dependendo do seu tipo de uso.

Por isso, ao comprar o seu microfone condensador, analise os acessórios que vêm junto de cada opção, pra entender qual compensa mais financeiramente.

 

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5- PADRÃO POLAR DO SEU MICROFONE CONDENSADOR

Existem alguns tipos de captação, chamados de padrões polares. Para escolher o seu microfone, é indispensável que você leve o que tem o melhor padrão polar para sua demanda de uso.

 

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  • Omni: captam o som em 360°, ou seja, tudo que está a sua volta. É ótimo para usos específicos, como na gravação de coros, mas, como ele não elimina nenhum “som indesejado”, não é tão recomendado para home studio;
  • Figura 8: eles captam o som de tudo que está a frente e atrás do microfone, excluindo os lados. São muito úteis para para gravar duas pessoas;
  • Cardióide: capta o som em uma direção, excluindo a região atrás dela;
  • Super/Hiper Cardióide: tem a área de captação mais reduzida do que o Cardióide, mas acabam captando a região logo atrás da cápsula.

Para um home studio, o Cardióide ou o Super Cardióide são os mais recomendados.

 

6- A CÁPSULA DO SEU MICROFONE CONDENSADOR

O microfone condensador transforma a energia sonora em elétrica, através do movimento que o diafragma executa ao sofrer uma pressão sonora.

O diafragma se movimenta de acordo com a “flexibilidade” que a cápsula permite a ele.

Existem 3 tipos de cápsulas:

  • Pequena: tem um design mais fino e cilíndrico, feitos para aguentar pressões sonoras maiores, ideais para gravações de violão e pratos da bateria.
    Seus pontos negativos estão relacionados ao ruído maior e a sensibilidade menor na captação de detalhes, devido à sua cápsula mais rígida, que segura mais o movimento do diafragma;
  • Média: são híbridos, por terem sensibilidade parecida com a de um microfone de cápsula larga, mantendo o brilho dos agudos, que os de cápsula pequena tem;
  • Grande: quanto maior for a cápsula do microfone condensador, mais facilmente o diafragma se movimentará e mais detalhes sonoros do ambiente serão captados.

 

 

7- CONECTOR DE SAÍDA

Se atente ao conector de saída do microfone, pois isso influencia na qualidade da captação.

Você vai verificar que existem desde as entradas XLR (qualidade maior) até USB (qualidade menor).

 

8- RUÍDO

Por mais que sejam mínimos e quase imperceptíveis, ainda assim vão existir ruídos no seu microfone condensador.

Por isso, é importante verificar a quantidade de ruído sonoro gerado pela captação do seu microfone condensador, através das especificações técnicas.

 

Agora que já sabe no que você deve ficar de olho para comprar o seu microfone condensador, faça a sua pesquisa e escolha o melhor microfone para você: O QUE VOCÊ PUDER COMPRAR.

Não esqueça: EQUIPAMENTO NENHUM FAZ MILAGRE.

Independentemente do preço e até mesmo se você pode ou não comprar um no momento, sem CONHECIMENTO para gravar e tratar a gravação, você não chega à qualidade profissional.

Por isso, não seja refém de equipamento algum!

 

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