O CORONAVÍRUS NO MUNDO DA MÚSICA: 6 DICAS PARA SE ADAPTAR ÀS MUDANÇAS

 

Muito se fala sobre os impactos e mudanças que o coronavírus trouxe em nossas vidas, seja na pessoal, no trabalho ou na social.

No mundo da música, as apresentações ao vivo foram todas canceladas, afetando economicamente artistas, fotógrafos, seguranças, motoristas de banda, barman’s, produtor de banda e TODOS os outros profissionais que, de algum forma, estão envolvidos com produção de eventos.

Ok, que tudo mudou, a gente já sabe. Mas o que fazer para lidar com tudo isso? Como tirar uma parte boa de um momento tão delicado?

Pra te ajudar nessa, preparamos 6 dicas para te ajudar a passar por essa fase:

 

1) SIGA AS RECOMENDAÇÕES DE ISOLAMENTO E HIGIENE

Sim, por mais que pareça repetitivo, esse é um passo essencial, que não pode deixar de ser citado. O intuito do post não é focar nisso, mas essa primeira é a raiz de tudo.

Se proteger do coronavírus para preservar sua vida e as de quem você ama, para assim correr atrás dos seus objetivos e sonhos.

Sem saúde, nada existe! Por isso, mesmo que pareça repetitivo, leve à sério as medidas de isolamento e de higiene pessoal!

Ficando em casa, se isolando, você poderá tirar algo bom dessa situação.

 

2) ELIMINAR O RUÍDO EXTERNO SOBRE O CORONAVÍRUS

Para ter foco em algo, é preciso primeiramente eliminar ruídos ou outras coisas que nos tirem a atenção. Nesse momento, é uma coisa essencial para se fazer, porque chove informações negativas e repetitivas.

Não fique se alimentando de notícias ruins, se informe pontualmente, para saber somente o necessário. Se você faz isso, acaba perdendo tempo e sanidade mental, visto que o que a gente ouve e vê afeta muito o nosso dia, inclusive nossa criatividade, vontade de ir além, de fazer o de hoje.

Por isso, se mantenha blindado, cuide da sua saúde mental, para acessar o melhor de si e passar isso pro seu trabalho!

 

saude-mental-coronavirus

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas

 

3) APRENDER A LIDAR COM O MEDO DO CORONAVÍRUS E SEUS REFLEXOS

O medo é um sentimento comum de se sentir nesse momento. E ignorá-lo pode ser pior, porque ele sempre vai estar ali, te atrapalhando, de alguma forma, mesmo que você não perceba.

Portanto, acolha esse sentimento e entenda sua raiz, ou seja, quais são os motivos dele existir: medo de não conseguir pagar contas, medo de perder algum parente ou a própria vida, ou qualquer outro.

Se entendendo, você pode escolher pensar racionalmente e literalmente dizer pra essa parte sua onde mora esse medo, que é algo normal de sentir nesse contexto de coronavírus, mas que isso não vai te parar.

A pandemia vai passar uma hora ou outra e quando isso acontecer, você poderá começar a colher seus frutos, se continuar fazendo o de hoje, todos os dias.

Reconhecendo as causas do medo, você pode pensar em alternativas para superar ele, como procurar por empregos temporários em alguma área que a demanda aumentou por conta da pandemia, para amenizar problemas financeiros urgentes.

Ache respostas que cabem pra você e sempre esteja conectado com a música. Use ela pra desabafar o que se passa aí dentro, gaste essa energia produzindo! Deixe que ela te ajude.

Se você parar pra pensar, a incerteza de existir um amanhã sempre esteve com a humanidade. E várias gerações já passaram por pandemias, guerras, ditaduras e vários outros problemas que ameaçaram a vida.

Estamos passando por mais um deles, e ainda contamos com mais recursos do que nossos antepassados. Por isso, força e foco na sua missão!

SE LIGA NESSAS 3 DICAS PRA SUA CARREIRA COMO BEATMAKER

 

4) FOCAR NO SEU OBJETIVO

Você quer começar a produzir?  Já produz e quer vender mais beats? Ou tem qualquer outro objetivo relacionado a música?

Pois bem, essa é a hora de fazer, se capacitar, se desenvolver. Para isso, estude sobre os vários assuntos que envolvem produção musical e sobre marketing. Você precisará de ambas as coisas para viver de música.

Aprimore o seu produto ou serviço ao máximo que você conseguir e foque em atrair pessoas interessadas em comprar seus beats e em ouvir suas músicas, ou seja, em criar audiência!

 

foco-durante-a-pandemia

 

Não se esqueça que o jogo é no longo prazo, portanto, fazer o de hoje é essencial para garantir o seu, lá na frente.

Fazendo o de cada dia, até o fim dessa quarentena, você com certeza sairá dessa fase como outro profissional, muito mais pronto para poder colher os frutos do seu trabalho.

Como disse Daniel Ganjaman, referência da produção musical do país, no período pós-pandemia, teremos uma explosão de discos, singles, EPs e outros trabalhos relacionados:

 

coronavirus-ganjaman

Postagem dele no Twitter

 

O seu trabalho estará envolvido no meio disso tudo? Se sim, o que vai tornar ele diferente dos outros?

 

5) ENTENDER O MERCADO PARA SABER COMO ATUAR

Com o fim das aglomerações, os artistas que já vendem seus produtos e serviços estão tendo apenas a internet como meio de superar essa crise do coronavírus.

Eles estão fazendo isso usando as plataformas de streamings como o Youtube, Spotify, Deezer, Apple Music, dentre outras, onde upam seus trabalhos e fazem lives, garantindo uma renda pelos plays dos seus consumidores.

As lives estão sendo uma parte boa dessa pandemia, visto que shows online nunca tinham atingido tantas pessoas. Isso pode indicar uma nova tendência no mercado, podendo se manter de alguma forma, mesmo pós-pandemia.

Essas plataformas revolucionaram o mercado, muito antes da pandemia. Agora, com ela, a tendência é que o consumo só aumente, com as pessoas em casa de quarentena, usando mais as músicas como meio de ocupar a mente.

 

streamings-sao-saida-do-coronavirus

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/close-up-de-laptop-com-spotify-app_3421420.htm#page=1&query=streaming%20de%20musica&position=35

 

Por isso, quem já produz, está satisfeito com a qualidade das suas produções e não tem seus trabalhos divulgados nas plataformas, é o momento de estudar sobre como upar da maneira certa, seja com intuito de vender beats ou de publicar as músicas produzidas, para lucrar com royalties lá na frente.

Mas se lembre, SEMPRE com estratégia, não pense em fazer isso de qualquer jeito, estude sobre e faça um planejamento, caso contrário, os resultados não virão!

QUER SABER MAIS SOBRE LANÇAR MÚSICAS NAS PLATAFORMAS DE STREAMING?

 

Pra quem já produz música e já até postou alguma, esse é o momento de entender mais a fundo como funcionam as plataformas digitais e assim, saber o que fazer para ser visto com mais frequência.

Estudar marketing digital também vai ajudar muito nessa questão, porque você vai poder identificar os pontos do seu produto e da sua estratégia que exigem melhora!

6) NÃO DEIXAR DE AGIR

Partir pra ação sem planejamento, te coloca em direções erradas. Mas, planejar e não fazer, pode ser até pior. Portanto, tenha sempre em mente a direção que você quer tomar, ou seja, como você quer sair da quarentena.

Estipule suas metas, com tempo gasto e meios de atingir. Dê o seu melhor, a cada dia, e analise seus resultados, pensando em como melhorar!

SE LIGA NAS DICAS SOBRE COMO SER UM BEATMAKER MAIS PRODUTIVO

 

Por fim, lembre que ficar em casa produzindo, já é a realidade de muitos produtores.

Então, aproveite isso mais ainda e se desafie a melhorar seus beats, a conhecer mais pessoas envolvidas no meio através das redes sociais e se capacite para ter uma visão de cima de todo o jogo, percebendo as tendências e rumos que ele está tomando.

E claro, nunca se esqueça que nada disso adianta se você não cuidar de si mesmo. 

 

“Vamos fazer nos dias ruins,

A mesma coisa que faríamos

Nos dias bons,

Porém, com o dobro de atenção e vontade!”