COMO LANÇAR MÚSICAS NA INTERNET

A distribuição da música feita atualmente vem levantando outras possibilidades de atingir os ouvintes. Alguns músicos preferem aderir a forma padrão e outros a novas ideias de lançamento.

Vamos mostrar algumas dicas de como lançar músicas na internet sem precisar reembolsar uma grande quantia de dinheiro e tendo um bom resultado.

8-best-local-streaming-music-players-for-android.1280x600

 

A ideia geral é do(a) beatmaker saber se auto-lançar. Aqui vão algumas estratégicas:

 

Redes Sociais

 

Crie contas nas maiores redes sociais com perfil artístico, pois você beatmaker é um artista!

Mantenha as contas com novidades sobre seu trabalho para os seus seguidores ficarem em sintonia. Mostre seu local onde você faz seus beats, converse com seus fãs e ajude-o caso ele tenha alguma dúvida. No instagram é possível você pedir para fazer perguntas.

Faça lives, entre ao vivo no Facebook e troque uma ideia com seus seguidores e já aproveite a oportunidade para dizer de seus trabalhos que irão sair.

 

Registro

Para realmente você ficar assegurado de seus direitos como músico é necessário você se registrar em uma associação de músicos. Uma associação  renomada é a ABRAMUS.

Cada música que será registrada automaticamente é gerado um código de identificação chamado ISRC, assim podendo receber seus direitos quando tocar em uma rádio por exemplo.

SAIBA MAIS SOBRE DIREITOS AUTORAIS COM RODRIGO KUSTER

 

Plataformas Digitais

 

Lance suas músicas de forma que te dê um retorno. As plataformas digitais são uma ótima maneira de você receber algo em troca caso sua música for bem aceita pelo público ouvinte.

As principais plataformas são: Spotify, Youtube, Apple Music, Tidal, XBOX Music, Deezer, iTunes Store, Beatport e Amazon Music Unlimited.

1c889911af572172345b24b1a9c185c2

 

Pré-estréia

 

Não tem uma regra ou uma fórmula mágica. Use sua criatividade e surpreenda seus fãs!

A foto do álbum é uma forma de mostrar em primeira mão para os seus fãs, criando expectativa.

Uma forma utilizada de pré lançamento é o Teaser. Um trecho do clipe que irá sair. Essa forma é muito válida utilizar, não tem erro!

 

Estréia (Finalmente chegou o dia!)

 

Antes de lançar defina a data do lançamento. Geralmente a data é dita na pré-estréia.

Como não há normas a seguir, já aconteceram grandes lançamentos onde o artista lançou o ábum sem pré-estréia. Um susto para os fãs! Geralmente essa forma de lançamento acontece com artistas conhecidos nacionalmente.

O lançamento restrito a uma plataforma também é uma opção para concentrar por um determinado tempo os ouvintes bebendo apenas de uma fonte, depois de um determinado liberando para as demais plataformas. Essa forma é parecida com uma caixa de presente grande, que ao abrir tem outra caixa e assim por diante, a expectativa só aumenta!

Não exagere no caminho até o play da música, pois pode ter o efeito reverso do esperado e assim perdendo um ouvinte.

 

Ainda não faz parte da família Academia de Beats?

 

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS