COMO GRAVAR VOCAIS EM CASA DE FORMA PROFISSIONAL (5 DICAS)

Há quem duvide que não podemos gravar vocais em casa de forma profissional chegando no resultado esperado. Na maioria das vezes são erros que podemos resolver sem muito esforço. Vamos apresentar 5 dicas para gravar vocais da melhor forma profissional em casa. Vamos lá:

 

recording-vocal-double-track-1

 

 

Lugar de Gravação

O principal fator que deixará sua música com boa qualidade é a gravação dos vocais. Por isso verifique o melhor lugar para captar a voz em sua casa.

Um quarto de porte pequeno à médio é uma ótima opção.

Deixe a cama, os travesseiros, o armário e outros utensílios domésticos, eles absorvem o som e deixam o ambiente com menos eco/reverb.

 

Tratamento Acústico

O tratamento acústico serve para tratar o som dentro da sua sala ou quarta. 

Para isso é necessário alguns cuidados.

Escolha uma sala que esteja longe o bastante de fontes de ruído como sala de TV, banheiro, cozinha ou garagem que contém carro.

Uma sala com paredes paralelas e próximas cria desvantagens para gravação. Isso ocorre porque a quantidade de som cria ondas permanentes, isso termina em ruídos e ecos indesejáveis.

Para evitar esse problema você pode cobrir uma das paredes criando uma parede desigual ou com superfície absorvível.

As espumas acústicas e as placas de lã de rocha servem para absorver o som.

 

 

Tipo do Microfone

A primeira escolha que você terá que fazer será entre um microfone dinâmico e um condensador.

De modo simples, podemos dizer que um microfone dinâmico tem um som mais “duro”, com menor sensibilidade, sendo muito útil para gravação de instrumentos de alto volume (guitarras, bateria e percussão, vozes mais agressivas) ou para gravar em ambientes sem tratamento acústico – fora sua praticidade no uso ao vivo.

Já os condensadores funcionam na via oposta: capturam mais detalhes, são mais sensíveis e nem todos lidam tão bem com volumes muito altos. Podem ser indicados para gravação de vocais, violão, piano, e instrumentos mais leves e sutis. Eles também precisam de alimentação de energia, seja por USB ou phantom power.

 

Posição do Microfone

Saber posicionar o microfone, a distância para rimar no mic e a altura é muito importante para gravar vocais.

Distância:

  • A 30 cm de distância, o vocal soa aberto e arejado.
  • A 5 polegadas de distância, o vocal soa quente e íntimo.

Um bom ponto de partida é colocar o(a) MC a 6 polegadas de distância do microfone e mova para frente ou para trás para obter o tom que você está procurando.

Altura:

Quando você abaixa o microfone, você está aumentando o limite inferior da voz. Quanto mais perto você chegar do peito, mais proeminente será o low-end.

O oposto também é verdadeiro – quando você levanta o microfone, a extremidade superior é acentuada.

Certifique-se de que o vocalista olhe para frente ao cantar, caso contrário, eles colocarão um estresse desnecessário em suas cordas vocais!

 

Grave Muitas Vozes

O MC pode te supreender com apenas um take, mas por segurança grave pelo menos uns 3 takes. Essa é uma dica de ouro que pode fazer toda a diferença no final.

Quando colocar as vozes juntas, atente-se na afinação das vozes e se elas estão bem posicionadas.

 

VEJA MAIS COMO MONTAR SEU HOME STUDIO