DESCUBRA QUAL NOTEBOOK COMPRAR, ESPECIALMENTE PARA O SEU USO

 

A variedade de modelos disponíveis, muitas vezes acaba nos deixando sem saber qual notebook comprar. Para entender como escolher um que seja ideal para as suas necessidades, é necessário ter um bom processo de escolha.

Conseguir chegar num notebook bom e barato, é resultado de uma análise de pontos importantes, como quais configurações básicas são essenciais para o seu tipo de uso, o custo-benefício das opções e também sobre o design delas.

Para te ajudar nisso, preparamos um guia completo e totalmente didático (até mesmo sobre as configurações), que vai te nortear na sua escolha de qual notebook comprar:

 

1) DEFINA AS SUAS NECESSIDADES DE USO

 Ao escolher algo que queremos comprar, primeiramente pensamos no que poderemos fazer com aquilo, ou seja, na sua utilidade. Da mesma forma, antes de saber qual notebook comprar, é preciso entender no que ele vai te ajudar. Isso pode ser feito pensando na sua demanda de uso. Por exemplo:

Uma pessoa que vai usá-lo somente para acessar redes sociais, precisará de um notebook com menos desempenho do que uma pessoa que trabalha com produção musical, ou projetos arquitetônicos e demais tarefas específicas.

Claro que há como realizar essas tarefas utilizando modelos mais simples, mas se ele tiver características que aumentem seu desempenho, seu trabalho vai fluir mais.

Portanto, caso você esteja no começo de atividades como essas, isso não será um problema no momento, basta adaptá-lo para as ações um pouco mais exigentes.

Por isso, primeiramente, responda: em quais tarefas ele vai te ajudar?

 

qual-notebook-comprar-de-acordo-com-perfil-de-uso

Foto de Glenn Carstens em Unsplash

 

2) DETERMINE UMA FAIXA DE PREÇO PARA ESCOLHER QUAL NOTEBOOK COMPRAR

Se você já tem em mente o máximo que deseja gastar, é melhor que já filtre modelos que estão nessa faixa de preço específica, que cabem no seu bolso. Esse filtro, junto da análise de configurações, te ajudarão a encontrar um notebook bom e barato.

Caso não seja algo extremamente necessário para você, siga as dicas de como escolher um notebook pelas suas configurações e use esse filtro no final do seu processo de escolha.

 

3) ARMAZENAMENTO (HD/SSD)

Há notebooks que possuem HD (ou HDD) e outros que possuem SSD. Ambos executam a mesma função: armazenar todos os arquivos do seu notebook (fotos, vídeos, textos, projetos, etc). Mas, fazem isso de formas distintas.

 

A DIFERENÇA ENTRE ELES

O HD é mais lento, pois funciona por rotação de um disco, em que uma agulha executa a função de leitura dele. Isso o torna dependente da velocidade de rotação, uma limitação mecânica.

Já o SSD, funciona por leitura de chips, ou seja, faz o mesmo processo, só que de forma digital, que acaba sendo mais rápida.

 

POR QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE ISSO?

Além da velocidade de leitura fazer diferença na sua rotina de uso, há outro ponto para ser levado em consideração: resistência à quedas.

Um HD tem muito mais chances de sofrer danos caso haja uma queda do notebook, principalmente se ele estiver em movimento.

A agulha pode riscar o disco e corromper todo o armazenamento, fazendo você perder tudo, dependendo do tamanho do estrago.

 

qual-notebook-comprar-hd-ou-ssd

Foto de Denny Muller em Unsplash

 

O SSD possui uma probabilidade muito menor de ser corrompido nesse caso, pois, como já foi dito, ele funciona a base da leitura de chips, digitalmente. Não há algo que possa causar dano pra ele.

Por possuir essas vantagens, uma máquina com SSD é mais cara do que uma com HD.

 

O QUE ISSO TUDO QUER DIZER? 

Se o seu uso for para fins básicos, ou seja, que não exigem tanta velocidade na leitura e gravação de dados, a melhor opção é a de um notebook com HD, tomando os devidos cuidados para não deixá-lo cair. Mesmo que ele seja inferior, o custo-benefício para esse tipo de uso, torna dele a sua melhor opção.

Caso contrário, se o seu perfil de uso exigir velocidade de leitura e gravação, ou você queira investir nisso, um SSD com certeza é a sua melhor opção.

Mas, calma! Isso não quer dizer que o HD não consiga suportar tarefas exigentes, ele só vai fazer isso de forma mais lenta, pela sua limitação mecânica de rotação.

 

4) MEMÓRIA RAM

Ela também tem a função de armazenar dados, mas de uma forma diferente do HD/SSD: ela armazena uma quantidade muito menor e por um determinado tempo, só enquanto for requisitada pelas suas ações no notebook.

 

E O QUE ISSO SIGNIFICA?

Imagine que você vai preparar uma refeição e coloca tudo que precisará para fazê-la em cima de uma mesa: ingredientes, talheres, panelas, etc.

 

memoria-ram-a-mesa-onde-estao-os-ingredientes

Foto de Katie Smith em Unsplash

 

Podemos dizer que a Memória RAM é a mesa e tudo que você vai usar para preparar o prato, são os arquivos que ela armazena temporariamente.

Ao fim do processo, o que foi usado não fica mais nessa mesa, sendo guardado dentro do armário, que seria o HD/SSD do seu notebook.

 

QUAL É O IDEAL PARA VOCÊ?

O “tamanho da mesa”, onde você coloca tudo que precisa para executar suas atividades, seria os GB da Memória RAM. Os mais relevantes são de: 4GB, 8GB, 16GB.

Quanto mais tarefas pesadas e simultâneas você realizar, maior deverá ser sua mesa, ou seja, os GB da sua Memória RAM.

Você pode verificar sobre quanto os programas que você usa consomem dela, fazendo uma pesquisa rápida sobre as informações do programa, entendendo assim qual seria a ideal para você.

 

5) PROCESSADOR

Pense em uma calculadora: quando você digita uma operação e pede a resposta, ela te exibe o resultado.

O processador funciona como uma espécie de calculadora, não de operações matemáticas, e sim de dados.

Quando você usa o computador ou notebook, está sempre acionando comandos, ou seja, exigindo uma resposta da máquina ao que você solicitou.

E a velocidade de resposta, no processamento de dados, varia de acordo com o modelo. Os que mais são encontrados são os da Intel. As versões mais relevantes, são: Core i3, Core i5, Core i7.

As inferiores ao i3, não valem a pena, e a i9 é caso de algo extremamente específico, se o seu uso não exige, o custo-benefício não compensa.

 

QUAL O IDEAL PARA VOCÊ?

Se o seu uso exigir velocidade de processamento de dados, busque um i5 ou i7, se couberem no seu bolso. Mas, caso, contrário, o i3 é suficiente para uso básico e quebra um baita galho para alguns usos mais específicos, como para produção musical.

 

View this post on Instagram

O mundo sempre em constante evolução! 👏⬇️ – Analógico é como o mundo natural funciona: detalhes infinitos, resolução infinita. . É impossível negar que os equipamentos analógicos realmente são bons… 👉 porém também temos que entender que estamos na era digital! . Hoje é possível ter praticamente tudo o que você precisa pra produzir suas músicas dentro de um simples PC/Notebook! 💻 . Estamos entrando em um novo mundo 🌎 que cada vez mais pessoas tem os meios para criar e distribuir música. . Temos um curso completo com 👉 o DJ Coala, "Beatmaker PRO", onde ele vai ensinar do absoluto zero tudo sobre criação, produção, teoria, mixagem e masterização da sua música até o mais avançado! . Comenta aí, ⬇️ como tem sido a sua evolução na caminhada da música? . #beats #rap #beatmaker #beat #produtor #beatmakerpro #beatgang #academiadebeats #música #trap #boombap #rap #hiphop #cultura #ableton #flstudio #quarentena

A post shared by Academia de Beats (@academiadebeats) on

 

6) ESCOLHA MAIS FILTROS: MARCAS RELEVANTES, TELA, PESO, CORES, ETC.

Tendo o perfil de especificações do notebook definido, você pode filtrar mais a sua busca por fatores como:

 

PREÇO, FORMAS DE PAGAMENTO E RELEVÂNCIA DE MARCA

Caso você tenha optado por olhar para preço no final da escolha de qual notebook comprar, analise esses três fatores juntos, pois geralmente marcas mais renomadas estarão com um custo mais alto.

Daí, cabe a você observar a sua condição financeira e equilibrar os fatores, da maneira que puder, analisando também as formas de pagamento.

Se você não souber da relevância de uma marca, pode perguntar para atendentes (caso seja loja física), amigos que possam entender sobre o assunto e principalmente olhar  as recomendações da marca e do modelo do próprio notebook na internet.

 

RESOLUÇÃO E TAMANHO DE TELA

Se você gosta de ver filmes e vídeos no seu notebook, vai se interessar em ter qualidade de imagem. Por isso, se possível opte pelas telas maiores e com resolução Full HD, que trazem mais clareza e definição.

 

qual-notebook-comprar-com-tela-HD

Foto de Feliphe Schiarolli em Unsplash

 

PLACA DE VÍDEO

Para quem mexe com gráficos pesados, principalmente de jogos, uma placa de vídeo é essencial. Com ela, o seu jogo irá fluir, sem travar muito. Geralmente, você vai encontrá-las em modelos de gamer.

 

DESIGN

Pra fechar a sua compra com chave de ouro, olhe para o design dele, ou seja, os aspectos físicos: cor, formato, tamanho, teclado, peso e todo o restante que você tiver interesse e achar que poderá impactar no seu cotidiano de uso.

 

 

Agora que você já sabe como escolher seu notebook, poderá filtrar os modelos que se encaixam no seu perfil de uso e fazer uma escolha consciente, levando em conta as configurações, custo-benefício, levando um produto ideal para você.