7 DICAS DE COMO SER UM PRODUTOR MUSICAL EM 2019

Sua promessa para este ano foi ser um produtor musical? Então você está no lugar certo! Vamos dar 7 dicas de como ser um produtor musical em 2019.

 

from-mc-to-producer-flowdan-on-the-making-of-welcome-to-spentshell-sub-1

 

AFINAL, O QUE FAZ UM PRODUTOR MUSICAL?

Um produtor musical é alguém que trabalha com um(a) MC, cantor, enfim, um artista da música para criar música. Seu papel é chegar no conceito que cada artista pede, um artista de R&B com uma pegada mais romântica ou com um estilo Trap mais agressivo por exemplo. Outro trabalho de um produtor musical é dar um feedback da letra, do refrão e do acréscimo ou da retirada de um instrumento em um determinado momento na música.
Ter a base para ser um produtor musical é saber quando desafina uma voz ou uma nota fora da escala por exemplo. Ter uma noção de teoria musical é de suma importância, por isso o professor Dj Coala tem novidades sobre este assunto. Aguardem e acompanhe nossas redes sociais atualizadas!

1 – PREPARE SUAS FERRAMENTAS

Escolha seu software musical e conheça as suas funções. Ter seu arsenal de plugins, VSTs, Drum Kits é uma vantagem. Caso saiba tocar um instrumento fica ainda mais preparado para produzir e chegar no resultado esperado.

2 – PESQUISE POR PRODUTORES

Acompanhar seus produtores preferidos pela rede social, buscar conhecer pessoalmente, ir a apresentações e workshops são ótimas ações para ver a rotina de um produtor e se atualizar na arte da produção musical.

image

 

3 – TRABALHE DE MÃOS DADAS COM OS ARTISTAS DA MÚSICA

Quando for produzir um beat para um artista esteja ao lado dele para o trabalho ter sintonia e sair como esperado para ambos, a reciprocidade é a chave para uma música dar certo. Ouça esta produção do professor Dj Coala juntamente com dois nomes de peso, Adonai e Daniel Shadow, de nome “Partiu Sem Nada”.

4 – COLABORE COM OUTROS PRODUTORES

Fazer uma “collab” com um beatmaker próximo ou que tenha contato nas redes sociais e você se identifica é uma forma de aprendizagem. Isso mostra a sua capacidade de interagir, complementar e chegar em um bom senso musical. Ninguém cresce sozinho, a parceria precisa ser constante. Vamos fazer um beat?!

 

Africa Brasil .Nike

 

5 – ENTENDA A INDÚSTRIA MUSICAL

Estar a par do mercado, ver o que os ouvintes estão consumindo mais, como atingir todas as pessoas interessadas em ouvir seu estilo musical e o marketing feito antes de lançar uma música são de suma importância pra realmente viver de música. Um aspecto de deve-se levar em consideração é saber dos seus direitos como produtor fonográfico. Assista a Live sobre direitos autorais com Rodrigo Kuster.

6 – OBTENHA UM FEEDBACK DE SUA MÚSICA PARA MELHORAR

Ouvir críticas é crucial para melhorar a qualidade de suas produções. Pedir para um amigo as vezes não é uma boa opção! Ele não quer te magoar! Caso houver sinceridade saiba acatar as críticas construtivas e ir em busca de melhorar.

 

Coro MC

7 – CRIE E DIVULGUE SUA PRÓPRIA MARCA

A estética faz parte do processo para atrair os profissionais. Se diferenciar dos demais, tanto na produção quanto na imagem, trazendo novas sensações e novos ares para o ouvinte. Se você fizer um trabalho amador atrairá amadores.

Ainda não faz parte da família Beatmaker PRO?
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.