PRODUTOR MUSICAL: 7 DICAS DE COMO SE TORNAR UM (2020)

JÁ IMAGINOU SER PRODUTOR MUSICAL E CRIAR O TIPO DE SOM QUE VOCÊ TANTO CURTE?

produtor-musical

 

Sim, criar! É isso que um produtor musical faz de melhor. Cria melodias, harmonias, ritmos, formas de mixar e masterizar, pra fazer com que o som desperte sentimentos específicos no ouvinte.

Para fazer isso, o conhecimento é a chave: entender o processo de criação, saber escolher e utilizar as ferramentas necessárias, perceber como músicas que você gosta foram criadas e saber como atuar no mercado da produção musical, são fatores essenciais para você tornar disso uma profissão.

Talvez você nem saiba diferenciar uma melodia de uma harmonia, ou nem sobre o que é mixagem e masterização, mas se você sente vontade de criar beats que toquem almas, você está no lugar certo.

Separamos 7 dicas para te mostrar o que você precisa para começar sua vida na produção musical, ou até melhorar a sua carreira, para enfim viver do que você ama. Se liga aí!

 

1) PREPARE SUAS FERRAMENTAS

Para começar a produzir músicas, você precisa somente de um computador, notebook ou um celular, podendo com isso, acessar a sua DAW (Digital Work Station), que nada mais é que o seu software de produção musical. Você tem várias opções: Ableton Live, FL Studio, Pro Tools, Logic Pro, etc.

Pesquise e escolha a que você mais se identificar, mas se quer um conselho, recomendamos o Ableton Live ou pelo FL Studio (que conta com uma versão para celulares também).

As mais usadas no Brasil são essas duas, mas NÃO SE PRENDA a ferramentas A ou B, pois a lógica de como fazer (que é a coisa mais importante, no fim das contas) é a mesma para todas, o que muda é a forma de execução dentro de cada DAW.

 

produtor-musical-programa

 

Mesmo que de primeira todas aquelas funções possam assustar, é tudo questão de costume, por isso, conhecer a sua DAW é essencial: timbres, plugins nativos, suas partes e todas as funcionalidades importantes que elas te oferecem.

Depois disso, e somente depois, busque por Drum Kits, plugins e VSTs para ter mais cartas na manga na hora de produzir. Deixar essa parte para depois é muito importante, pois muitos se perdem nas buscas por plugins antes de conhecer o que já têm em mãos, que o software usado disponibiliza.

Por isso, foque no que é importante para seu desenvolvimento no momento em que você se encontra. Tudo tem sua hora!

Com as ferramentas em mãos, você têm o que precisa para aplicar os seus estudos e dar o primeiro passo, produzindo um beat.

 

2) TENHA REFERÊNCIAS DE PRODUTORES

Se você nunca parou para prestar atenção em quem produziu aquele som que você tanto ouve, talvez seja a hora de fazer isso. Entender como ele construiu aquele instrumental, pra se inspirar nas suas produções, vai te ajudar muito.

Acompanhar seus produtores preferidos pelas redes sociais também é interessante. Muitas vezes eles passam visões sobre o mundo da música em si, que podem te agregar muito valor, como faz o próprio DJ Coala no seu Instagram.

Busque interagir com suas referências e se possível, busque conhecê-las pessoalmente, vá em apresentações e workshops, se envolva com o meio, para tornar disso a sua rotina.

produtor-musical-e-mc-na-gravacao

 

3) TRABALHE DE MÃOS DADAS COM O MC

Se envolvendo, como dito no item anterior, você conhece pessoas do meio, inclusive MCs que podem rimar em cima das suas produções. Uma pessoa leva à outra e assim você vai construindo e aumentando a sua rede de contatos.

Isso não precisa ser feito pessoalmente, as redes sociais estão aí para a interação. É claro que se você manda uma mensagem para alguém que já está no topo da cena, a probabilidade de resposta é pequena.

Por isso, olhe principalmente para quem está na mesma situação em que você se encontra, independentemente de qual seja ela, para se ajudarem e crescerem juntos.

Faça uso de um e-mail profissional para enviar trabalhos aos MCs: com certeza, de 30 que você manda, alguém vai te responder se o seu som for bom

E principalmente, seja de longe ou pessoalmente, tenha empatia e reciprocidade com o MC, para que vocês tenham a sintonia necessária pra chegar no objetivo traçado por vocês.

SE LIGA NA SINTONIA DO SOM “PARTIU SEM NADA”, DE DANIEL SHADOW E ADONAI , COM PRODUÇÃO DO DJ COALA

 

4) COLABORE COM OUTROS PRODUTORES

Fazer uma colaboração, ou “collab” com um produtor musical que você se identifique no estilo é uma forma de aprender ainda mais.

Acompanhar o processo produtivo de outra pessoa, de forma mais próxima, pode te trazer sacadas novas importantes para o seu desenvolvimento. Ninguém cresce sozinho, a parceria precisa ser constante!

E aí, bora fazer um beat?!

 

produtor-musical-colaboracao

 

5) ENTENDA A INDÚSTRIA DA PRODUÇÃO MUSICAL

Entender as regras do jogo é essencial para entrar nele. Por isso, perceber o que os ouvintes estão consumindo dentro do seu estilo e pensar em como chamar a atenção desse público, fazendo com que tenham interesse pela sua arte, são coisas essenciais pra poder viver de música.

Para isso, o marketing usado na criação da sua audiência e nos lançamentos de seus trabalhos são de suma importância para alcançar mais e mais pessoas.

Fatores externos também podem impactar na música, como por exemplo a COVID-19. Por isso, se manter atualizado sobre eles, é importante para perceber tendências do mercado. Se liga nesse post, que falamos sobre o que esse vírus mudou na nossa área.

Além disso tudo, outro aspecto que deve ser levado em consideração, é sobre entender os direitos autorais que você possui como produtor musical.

QUER SABER MAIS SOBRE DIREITOS AUTORAIS? ASSISTA ESSA LIVE COM O ADVOGADO RODRIGO KUSTER

 

6) NO COMEÇO DA CARREIRA, PEÇA FEEDBACKS DA SUA MÚSICA, PRA DEPOIS “PEDIR DINHEIRO”

Ouvir críticas é crucial para melhorar a qualidade de suas produções. Pedir um feedback (perguntar o que alguém achou) só para amigos, pode não ser uma boa opção! Talvez eles não queiram te magoar e acabam não te ajudando a crescer.

Sempre ouça a opinião de pessoas que também produzem e que fazem parte da área, principalmente as com mais experiência que você.

Caso haja críticas, não leve para o pessoal! Busque usar isso como construção da qualidade do seu produto, que é a sua música.

 

produtor-e-mc

 

Algo que vai te fazer crescer muito, é estudar sobre teoria musical. Suas melodias e harmonias ficarão muito melhores, pois você terá mais sonoridades diferentes para usar em seus beats!

Depois de ter um produto bom, você pode pensar em ganhar dinheiro com ele, através das várias formas que existem. Mas só depois disso.

Tenha paciência através da construção de uma mentalidade forte de um beatmaker ou produtor, onde você consegue enxergar o jogo e o seu leque de possibilidades.

 

7) CRIE E DIVULGUE SUA PRÓPRIA MARCA DE FORMA ORIGINAL

A estética também faz parte do processo de atração da audiência e de profissionais da música. Se diferenciar dos demais, na produção e na imagem, é essencial para ser visto e notado.

Por isso, traga sensações específicas, de forma original e única com a sua marca, onde ela aparecer, dos seus beats até sua logo. Lembre-se: um trabalho amador atrairá amadores.

 

A construção de uma carreira é feita a cada dia, seja em qual área for. Como em uma casa, bloco por bloco, ela é construída e isso leva o tempo que você precisar para se dedicar nisso de corpo e alma.

Agora que você já sabe o que faz e como ser um produtor musical, pode começar hoje a mudar o seu futuro e viver do que você ama.

Como dito, sozinho não se chega a lugar algum. Por isso, conte com a gente nessa jornada

 

SONHA EM VIVER DE MÚSICA? CONHEÇA A FAMÍLIA BEATMAKER PRO