COMO FAZER UM BEAT? BASTA CURIOSIDADE E AMOR PELA MÚSICA!
SE LIGA NESSE MÉTODO SIMPLES E PRÁTICO, DO ZERO!


“Como fazer um beat”
é uma pergunta que você mesmo vai responder pra si. Isso porque não existe certo ou errado e sim métodos diferentes de chegar ao resultado que deseja.

Com o tempo, você vai descobrindo a melhor forma de criar, ou seja, a que mais fizer sentindo pra você. Por isso mesmo, viemos compartilhar com vocês um método simples e muito usado!

Se você está na estaca zero, ou até mesmo se já produz e está sempre buscando por resultados melhores, se liga nas dicas que preparamos para que você saiba como fazer um beat, desde o zero!

como-fazer-um-beat-em-7-passos

 

1 – INSTALE UMA DAW (SOFTWARE DE PRODUÇÃO)

Antes de tudo, você vai precisar de uma DAW, que é o software de produção musical. Depois de escolher uma e instalar no seu PC, notebook ou celular, você poderá produzir suas músicas.

Indicamos o Ableton Live ou FL Studio para você baixar no seu PC/notebook e o FL Studio Mobile para seu celular.

Nesse tutorial, usaremos o Ableton Live para demonstrar, que tem uma licença grátis de 90 dias. Acompanhe o passo a passo de como baixar a do Ableton Live aqui.

 

2 – CALMA. O PROGRAMA PODE ATÉ PARECER COMPLEXO, MAS…

Não é o que parece. Como tudo, é questão de praticar e ver isso acontecendo naturalmente. Portanto, o seu foco no momento deve ser em saber o básico que você precisa pra fazer um beat. Bora junto nessa!

Essa é a Tela de Sessão. No momento, o que interessa de você saber nela, é:

Você pode alterar o volume dos canais, clicando na seta e arrastando pra cima ou pra baixo.

Você pode mudar da Tela de Sessão para a Tela de Arranjo, usando a tecla “Tab” ou nos três riscos do canto superior direito, como você pode ver acima.

Ambas são formas diferentes de operar as mesmas funções, fique tranquilo que aos poucos você vai precisando e entendendo mais de cada uma.

Por fim, deixe na Tela de Arranjo, e partiu pro próximo passo.

3 – ESCOLHA UM SAMPLE (AMOSTRA DE SOM)

A vontade de produzir muitas vezes vem de quando você ouve um ou mais instrumentos, e isso te faz imaginar um beat já feito, ou até um complemento pro que já tá ali.

Por isso, você pode se basear em samples (amostras de sons). Com eles, você pode criar algo novo e original, usando uma coisa que já existe.

Separamos dois samples para usar nesse tutorial, e vamos disponibilizá-los abaixo! Assim, dá pra você replicar aí!

CLICA AQUI PRA BAIXAR OS SAMPLES DO TUTORIAL

Depois de baixar e descompactar o arquivo dos Samples:

  1. Vá em +Add Folder e selecione a pasta “Downloads”, para achar os samples que você acabou de baixar.
    Fazendo isso, você adiciona essa pasta como um local para a busca de arquivos, que serão usados na criação do beat
  2. Depois de ter adicionado a pasta “Downloads” em “Places”, abra ela, clique, e arraste cada sample pro seu respectivo Canal de Áudio;
  3. Clique em um sample -> Mude de “Re-Pitch” para “Complex”, repita o processo com o outro sample. Assim, você vai perceber que eles soam mais limpos e claros;
  4. Deixe em 160 bpm e ative o loop para ajudar na criação do beat, usando a barra que fica logo abaixo dos números de compasso. Para ficar nesse modo loop, a seta, mostrada na imagem abaixo, deve estar ativada;
  5. Aperte a tecla de espaço, e dê play no seu projeto, para ouvir o que você fez até então.

 

VOCÊ PODE ESTAR SE PERGUNTANDO, BELEZA, MAS PRA QUE TUDO ISSO E DESSA FORMA?

Isso tudo que foi feito é a preparação pra deixar a sua criatividade brilhar. É a partir de agora que você coloca a sua cara num som. Nesse caso, você já os tem 2 samples pra trabalhar, que separamos pra te ajudar.

Quando você vai criar dessa forma, uma boa dica é de ouvir e perceber as variações, do samples, realmente sinta o que ele te passa. Analise o que você tem em mãos, pra depois imaginar na sua mente o que dá pra ser feito a partir daquilo, saca?

 

young-thug-sente-a-música

 

Por exemplo, se você reparar, vai perceber que o “Sample 1” tem alguns chiados, como os de discos de vynil.

Isso acontece pelo estilo do sample, que tem uma característica mais “Old School”. Esses são ótimos pra Boombap, justamente por ter essa identidade.

Por isso, o Ritmo que viria, poderia ser algo mais com essa pegada Boombap, que é muito boa pra investir em timbres mais orgânicos (vindos de instrumentos físicos, os não digitais).

Perceba que, com os dois samples, já temos um ritmo, melodia e harmonia, além de já ter um bass, pra fazer a parte dos graves, no próprio “Sample 1”.

Nesse caso, vamos colocar mais dois timbres, separadamente, pra complementar o ritmo dessa bateria.

Sempre verifique os volumes e equilibre eles, antes de ir pro próximo passo!

 

4 – COMO FAZER UM BEAT ENVOLVENTE? ESCOLHA BONS TIMBRES DE BATERIA!

Um timbre é o som que um instrumento emite. De um violão, um bass, uma bateria, uma piano, etc…Você consegue achá-los em Drum Kits, e pra você conseguir acompanhar junto com a gente, separamos os Drum Kits Free do DJ Coala, pra você usar os mesmos timbres, baixe os Drum Kits Free do DJ Coala logo abaixo!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS TIMBRES GRATUITAMENTE

QUER FAZER PELO CELULAR? VEJA AQUI ALGUMAS DICAS DE COMO INSTALAR E SOBRE DAWS PAGAS E GRATUITAS!

Depois de baixar e descompactar o arquivo, vá em “Downloads” novamente, como no item 1 do Tópico 2, e abra a pasta dos Drum Kits.

Agora, se você fazer o exercício de analisar o beat e pensar em alguém rimando em cima disso, vai perceber que ainda falta algo pra ditar mais o ritmo, e marcar.

Por isso, vamos separar esses dois timbres:

  • Hi-hat Closed, Chimbal Fechado, pra ditar e dar mais dinâmica;
  • Hi-hat Open, Chimbal Aberto, pra marcar e preencher.

Pra usar eles, separadamente:

  1. Vá em “Instruments” -> Clique em um Canal MIDI, e em seguida, duplo clique em “Simpler”;
  2. Clique nesse canal novamente e duplique ele, através do comando CTRL+D ou CMD+D, como mostrado na imagem acima;
  3. Vá novamente em “Downloads”-> DJ Coala Drum Kits-> Hats e Cymbals;
  4. Clique em um dos canais duplicados e dê um duplo clique no timbre “Hi-hat [Open 2]”, que está nessa pasta citada no  item anterior;como-duplicar-um-canal-no-Ableton-Live
  5. Repita o mesmo, só que usando o outro canal e o timbre “Hi-hat [Closed 2]”;
  6. Nomeie os dois canais clicando uma vez sobre ele e CTRL+R ou CMD+R pra editar o nome. Coloque “Hi-hat Open” e “Hi-hat Closed”, em cada canal;como-renomear-um-canal-no-ableton-live
  7. Sempre que adicionar um timbre novo, se lembre de verificar os volumes e buscar equilibrar eles, sem deixar nenhum canal passar dos 0.0 dB.

 

5- CRIE AS LINHAS DOS TIMBRES NOS CANAIS MIDI

Você viu que com um áudio (sample), você consegue trabalhar, não é?

Pois com um Simpler, num Canal MIDI, também dá, só que de uma forma diferente:

O Simpler transforma o timbre que você colocou nele, em um instrumento, onde você pode usar diferentes notas.

Vamos começar primeiro com o “Hi-hat [Open 2]”. Pra colocar as notas e montar a linha desse timbre, é preciso:

  1. Abrir um MIDI clip, selecionando 8 compassos, do 5 ao 13, e apertando o comando CTRL+SHIFT+M, como você pode ver abaixo.como-abrir-um-MIDI-clipe-para-fazer-um-beatSe você quiser mudar de compasso, selecione tudo que quer mudar, clique e arraste para o novo compasso que você quiser;
  2. Clique no MIDI Clip que foi criado, para abrir o Piano Roll e colocar uma nota em qualquer lugar da linha “C3”;
    Se atente em deixar a grade, indicada no canto direito inferior, em 1/8. Se for preciso mudar, só clicar com o botão direito e selecionar a grade que você quer trabalhar as notas, como na imagem abaixo:como-colocar-nota-no-piano-para-fazer-beat
  3. Em seguida clique em “Fold” e nesse caso, posicione a nota como abaixo, deixando ela do mesmo tamanho, pra que o timbre soe por inteiro e encaixe mais no beat:como fazer um beat-usando-piano-roll
  4. Faça o mesmo para criar a linha do outro timbre de “Hi-hat [Closed 2].
    Se você for seguir junto com o tutorial, fique atento pra estar na mesma grade de novo, beleza?! Deixe a linha dele assim:como-fazer-um-beat-usando-o-piano-roll-para-colocar-notas

Por fim, lembre-se de verificar os volumes e tentar equilibrar eles antes de ir pro próximo passo!

 

6 – COMO FAZER UM BEAT NÃO ENJOATIVO? CAPRICHE NAS VARIAÇÕES NO BEAT!

Com 4 compassos criados, podemos duplicar eles (CTRL+D) e usar os 8 compassos como Refrão. Só com isso, você já tem a ideia do beat em mãos.

Por que se você seleciona tudo e duplica esses 8 compassos, duas vezes, você fica com um refrão de 8 compassos e com um verso de 16 compassos.

Agora é trabalhar nas variações, para que a pessoa que for ouvir, não enjoe do seu som tão fácil.

um-exemplo-de-estrutura-type-beat-sidoka

Um exemplo de estrutura

Ok, mas como fazer um beat com variações?várias formas de variar, e com ferramentas diferentes.

Uma simples e muito usada, é a de recortar os samples, onde você corta uma parte e pode apagar o que você não deseja usar (selecionando e apertando “Delete”), ou se não, até mesmo reposicionar ela. Para recortar uma parte:

  1. zoom suficiente para fazer um corte certeiro;
  2. Clicando na linha da grade, onde você quer cortar;
  3. Pressionando CTRL+E;como-recortar-sample-para-fazer-um-beat-no-ableton-live

Isso ajuda a descaracterizar o sample e criar algo mais original. O segredo aqui é entender em que ponto da onda sonora, você deve cortar. Teste fazendo isso nos dois canais com sample.

Perceba como eles ficaram cheios de recortes, pra ajudar a dar dinâmica e variação ao beat.

 

7- COMO FAZER UM BEAT F#DA? ESTRUTURE ELE BEM!

Na estrutura de um beat, é sempre importante deixar partes de tensão e relaxamento. Isso é, partes tensas que cresçam e despertem a ansiedade pela outra parte mais enérgica.

Uma boa forma de mapear seu beat, é assim:

View this post on Instagram

Na aula 02 de hoje, o DJ Coala vai explicar na PRÁTICA sobre esse assunto! 🔥⬇️ – Isso não é uma regra, é uma dica de mapeamento e você pode fazer variações de forma livre! . Pra estruturar ou mapear seu beat, é interessante criar os primeiros 8 compassos. Assim facilita na hora de distribuir os versos, refrões, break, e outras partes da sua faixa! . Intro: Na música, a introdução é o início da faixa onde estabelece a parte melódica, harmônica ou rítmica com o corpo principal da música! Ou seja, é onde começa com poucos elementos, mostrando o sentimento da música.  .  Ponte/Bridge: Também conhecidas como "transições", são bastante comuns. Podem ser usadas mais livres tanto em forma, quanto em duração. Costumam ser usadas pra diferenciar alguma parte do seu beat, pra dar o impacto no Drop!  . Refrão: É a parte principal de uma música, que pode se repetir várias vezes. Geralmente é a parte que vai contar com mais elementos no beat, tocando ao memo tempo… "O Drop!" . Verso: É onde o cantor/MC precisa de um espaço maior, porque que geralmente vai mais "falar" do que "cantar"… então o ideal é secar de certa forma alguns elementos tanto na bateria, ou na melodia, pra dar essa "respirada" no instrumental!  . É muito importante entender sobre a estrutura do beat, porque assim você pode criar estruturas mais atraentes para o seu beat. Além disso, se quiser você pode produzir de uma forma estratégica para ter um alcance maior com sua música em Spotify, Youtube, Deezer, e outras plataformas musicais… 🙌  . Comenta aí 👇 se gostou dessa dica de estrutura que o @djcoala passou e marca um amigo 👥 pra também ver isso!

A post shared by Academia de Beats (@academiadebeats) on

  • Intro: 4 compassos;
  • Ponte: 4 compassos;
  • Refrão: 8 compassos;
  • Verso: 8 compassos;
  • Ponte: 8 compassos;
  • Refrão: 8 compassos.

E assim por diante, dependendo do tamanho que você quer pro seu beat. O mais importante é que essa estrutura tenha a dinâmica de momentos de “energia alta e baixa”, dentro do som.

como-fazer-um-beat

Com o beat todo estruturado, ouça tudo e confira os volumes de cada canal, inclusive do canal “Master”, que é o que junta todos. Equilibre eles, sem deixar nenhum clipar, ou seja, passar dos 0.0 db.

Como-mudar-o-volume-no-ableton-live-para-fazer-beat

 

Basicamente, o seu primeiro beat está feito! Com tão pouco, você pôde fazer um beat como o desse tutorial. Com o tempo e a prática, você começa a acessar e trabalhar ferramentas diferentes, é tudo questão de processo!

As próximas etapas seriam de Mixagem e de Masterização, que vão limpar as frequências ruins de cada timbre, dar mais brilho, mais peso, dar um up no som através dos detalhes, de acordo com o objetivo do produtor, deixando assim, o som com cara profissional.

 

E aí, o que achou? Espero que tenha pegado  essa visão!

Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo ou queira passar algum feedback, entre em contato com a gente, nesse WhatsApp AQUI!

 

SE LIGA NO DJ COALA FAZENDO UM BOOM BAP EM 5 MINUTOS!