QUAL A DIFERENÇA DE MELODIA E HARMONIA NA MÚSICA?

Para saber qual a diferença de melodia e harmonia na música não precisa ser um Mozart ou um Beethoven. O conceito é simples. Entenda os dois conceitos para então analisar e aplicar em seus beats.

Sabe aquela música que você conhece apenas com um assovio? Então, esta descoberta da música foi através da melodia!

Masego-Interview-Stereo-Champions-14

 

Melodia = Sequência de notas

Uma boa melodia é feita através de uma sequência de notas, uma seguida da outra, sem sair do tom e seguindo uma determinada escala. Para criar uma melodia é necessário do Ritmo, de um compasso. Uma voz sozinha é uma melodia.

Existem instrumentos específicos para melodia, os instrumentos melódicos. Os instrumentos de sopro como o saxofone, a flauta e o trombone são exemplos.

 

Harmonia = Conjunto de notas

Várias notas ao mesmo tempo, simultaneamente, se chama Harmonia. Para formar uma harmonia basta 2 notas ou mais. Sabendo disso podemos partir para o entendimento do que é campo harmônico e progressão de acordes por exemplo. Também existem os instrumentos harmônicos como o piano, o teclado, o violão e a guitarra.

 

mac-miller-2018-2-sk

 

Um exercício para colocar em prática é ouvir músicas distinguindo se tem melodia e harmonia. Pode não conter melodia e harmonia em uma música. Para ser uma música bastar ter ritmo.

SAIBA MAIS DE TEORIA MUSICAL CLICANDO AQUI