NO MELODY TYPE BEAT: 2 DICAS PARA FAZER O SEU!

O NO MELODY É UMA TENDÊNCIA FORTE NO MERCADO DA MÚSICA. VOCÊ SABE A CHAVE DELE?

 

A música está em constante mudança, claro que o Trap não seria exceção. Em poucos anos, o Type Beat No Melody, ou seja, um beat sem melodia, se tornou uma tendência forte no mercado.

E claro, o beatmaker sempre deve ficar atento as oportunidades de mercado. Por isso, separamos algumas dicas, para você dar a cara de No Melody, ao seu beat. Se liga:

 

NO MELODY PEDE ESPAÇO PARA A VOZ

A proposta do No Melody é trazer espaço para a criatividade do MC, por isso, ele não tem melodia, deixando espaço para que a voz do MC seja a melodia, sendo usada, literalmente, como um instrumento.

Para criar esse espaço, o beat geralmente deve ser minimalista, com poucos timbres, mas muito pontual e certeiro.

Os adlibs do MC vão ser muito importantes também. Se você for coordenar a gravação, instrua o MC a posicionar os adlibs como se fosse mais um FX do beat.

O conjunto de vozes com filtros, reverbs e outros efeitos, ocupam os espaços. No Trap, esses recursos minimalistas são muito utilizados, preenchendo a música e gerando uma ambiência muito atrativa.

 

no-melody-type-beat-tem-muitos-recuros-minimalistas

 

 

NO MELODY PRECISA DE UMA BOA BATERIA

A bateria é tudo que o No Melody tem, mas ela geralmente é bem simples. Mas isso não deixa ela menos pancada, pelo contrário!

Os Hihats ficam mais altos nesse Type Beat, com os Chants (samples “vox” ou a própria voz do MC!) encaixando bem nos espaços, além daquele Open Hat arrastado que o MC ouve e já fica animado pra mandar o flow!

Outro destaque deste beat é o 808 bem pesado, saturado, quebrado, remetendo uma atmosfera sombria. O peso vem do timbre, trazendo saturação e a acidez. Geralmente, o Kick (quando presente) bate junto do 808, para dar um “punch” a mais.

A linha de 808, com notas mais curtas, dá muito certo em beats No Melody. Nada te impede de deixar o 808 mais contínuo, também fica bem louco!

 

Agora que você já sabe as chaves do No Melody, chegou a hora de treinar! Faça o seu e marque a @academiabeats nos stories do Instagram, que estaremos repostando!

AULA GRÁTIS DE PRODUÇÃO DE BEATS TODA SEMANA: SIGA O DJ COALA NO YOUTUBE E ATIVE O SININHO