5 ERROS QUE PODEM ACABAR COM SUA MIXAGEM

Preparamos uma lista com 5 erros comuns que podem acabar com a sua mixagem. Oferecemos abordagens que qualquer beatmaker ou produtor pode inserir no seu fluxo de trabalho.

1. MIXANDO EM “SOLO”

Mixer com canal em “solo”.

A opção de solar as trilhas individuais para fazer a mix é ao mesmo tempo uma bênção e uma maldição. Este é um hábito difícil de quebrar. Ao mixar, é comum clicar no botão solo para isolar um elemento da mix, para que você possa ouvi-lo mais claramente e fazer melhores decisões na mix. No entanto, esta nem sempre é a melhor abordagem para tomar grandes decisões na mixagem. Eu recomendo evitar se basear na mix de faixas solo, muitos beatmakers instintivamente tentam fazer com que cada track fique incrível, e apenas descobrem que não soa tão bem quando todos os elementos da música estão tocando de uma só vez.

O objetivo na mix é fazer com que todas as suas faixas funcionem como uma equipe, tendo consciência de como cada elemento contribui para a vibração total da música; Tente fazer decisões na mixagem levando em consideração o contexto todo, mixando camadas individuais, enquanto todas as outras camadas estão tocando juntas. Se é difícil ouvir a parte em que você está trabalhando, experimente aumentar o fader de volume temporariamente até obter o ideal, e em seguida, re-ajuste o nível.

Não é uma questão de nunca solar um canal. Fazer certos ajustes iniciais solando canais pode ser interessante, mas o importante é nunca tomar as decisões levando em consideração apenas o canal em solo, mas sim analisar como o som está batendo com todos os elementos juntos.

2. MIXAGEM SEM “HEADROOM” SUFICIENTE

Durante a mix, é extremamente importante ajustar os níveis de volumes dos canais em todas as etapas. Muitas vezes, é fácil cair na tentação de mixar tudo nos níveis máximos para fazer a mix soar alto. No entanto, esta abordagem pode criar vários problemas e deve ser evitada.

Um balanço de volumes adequado é essencial para uma boa mix. Além dos faders de volumes do mixer, sempre verifique os níveis deixado em cada plugin da sua cadeia de plugins. Se os níveis de saída de um plugin estiverem elevados, o próximo plugin na cadeia não terá espaço suficiente para funcionar corretamente, o que resultará em clipping digital, má qualidade de som e outros problemas. Isso é que chamamos de falta de “headroom” ou falta de “espaço” suficiente.

Os níveis de volumes saudáveis ​​são sempre verdes; você não deve ver nenhum canal com volume vermelho. Deixar os níveis muito alto é destrutivo para o som e novamente irá causar clipping digital e má qualidade final. O último canal da cadeia é o seu canal master. A soma de todas as suas faixas individuais se misturam e passam pelo canal master. Se os volumes de cada canal individuais forem muito altos, a saída do canal master será sobrecarregada.

É essencial que você equilibre os volumes de cada canal para alcançar um resultado final com mais qualidade. É uma boa idéia antes de começar a sua mixagem você puxar todos os seus faders de volume pra baixo, para fornecer espaço livre suficiente pra você trabalhar na compressão, equalização e mixagem geral da sua música.

Também tenha em mente que quem quer que for masterizar sua track também precisará de espaço livre (headroom) para trabalhar. Recomenda-se que você entregue a sua mixagem com cerca de -6dB de espaço livre em seu canal master enquanto mantém o fader posicionado em 0 dB.

3. ARMADILHAS DE EQUALIZAÇÃO

Equalizador digital.

Equalização é um dos processos mais importantes da mixagem. Ter a capacidade de moldar o tom dos sons é essencial para que os elementos da sua música soem melhor, além de proporcionar uma maior clareza/nitidez de cada elemento quando tudo está batendo junto na mix. No entanto, existem várias armadilhas de EQ que podem arruinar uma mix. Muitas vezes, queremos aumentar as freqüências pra por o som pra fora e torná-lo mais alto. Esta abordagem pode levar a vários problemas.

Aumentar frequências desejadas na hora de equalizar ocupa espaço no headroom e pode fazer suas trilhas soarem menos naturais. Do contrário, cortar as frequências indesejadas geralmente deixa os sons mais naturais, com melhor clareza e preserva o headroom. Por exemplo, em vez de aumentar as freqüências altas para trazer mais high-end, tente cortar baixas freqüências, o que consequentemente acentuará os agudos de forma agradável.

Além disso, aumentar a frequência de vários elementos em torno da mesma região de freqüências irá causar um acúmulo de energia nessa faixa, fazendo com que sua mix comece a clippar ou comece a ter conflitos de freqüência.

Dica 1: Quando for aumentar uma frequência use faixa ampla (Q), e quando for cortar use faixa estreita (Q) para conseguir um som mais natural.

Dica 2: Tente usar vários EQs em uma cadeia para fazer movimentos de EQ sutis em vez de um único EQ fazendo todo o trabalho. Essa abordagem será melhor e também apresentará algumas características musicais agradáveis ​​se você usar uma combinação de EQs digitais e analógicos.

Dica 3: Se for cortar frequência use equalizador digital, se for aumentar frequência use equalizador analógico (mesmo que seja plugin).

Dica 4: Se você aumentar uma certa faixa de freqüência em um som, tente cortar a mesma faixa de freqüência em outros sons para melhorar a clareza e evitar confrontos. Além disso, use o fader de volume para aumentar seus sons em vez de aumentar seu EQ.

4. FALTA DE VARIAÇÃO DINÂMICA

A variação dinâmica é a diferença entre as partes mais altas e as mais baixas de um sinal. Quando alguém diz que um som é muito dinâmico, isso significa que há muita variação entre as partes baixas e altas, o que é bom e parece mais agradável do que um sinal com pouco ou nenhum range dinâmico. Ter uma variação dinâmica é essencial para criar uma mix que respira, soa mais natural e permite recursos suficientes para o processo de masterização.

A maneira mais comum de controlar o alcance dinâmico é através da compressão. Muitas vezes, é tentador comprimir vários elementos da mix para fazê-los parecer mais altos e pra fora. A ilusão é que uma mix mais alta parece melhor, mas isso não é verdade.

As músicas precisam respirar para criar uma sensação de tensão e relaxamento para o ouvinte. Além disso, nossos ouvidos precisam fazer pausas, senão ficam cansados. Uma música que está comprimida demais fica continuamente na sua cara, de forma que pode soar distorcida e com baixa expressão dinâmica.

Sinal de áudio com variações dinâmicas (ondas altas e baixas).

As configurações de compressão variam dependendo de como você planeja usar o compressor. Compressores podem ser usados para uma grande variedade de tarefas. Além disso, existem vários tipos de compressores diferentes, cada um projetado para diferentes fins e também produz seu próprio som característico. Alguns soam muito melhor em determinadas situações do que outros. Estude bastante o processo de compressão e a diferença entre os compressores.

Dica: use cadeias de compressão, ou seja, uma sequência de compressores um na frente do outro, sendo cada um configurado de forma sutil para obter melhores resultados no final. A compressão em cadeia costuma ser melhor do que um único compressor fazendo todo o trabalho.

5. FALTA DE AMPLITUDE NO CAMPO ESTÉREO

Plugin de imageamento estéreo (iZotope Ozone).

Outra coisa importante na mixagem é a perspectiva espacial / imageamento estéreo. É importante dar a sua mix algum senso de dimensão ao equilibrar diferentes elementos dentro do campo estéreo. Uma das formas mais eficazes de aumentar a largura do campo estéreo é com os pans. Algo tão simples como o pan, muitas vezes é ignorado pelos beatmakers.

Assim como a equalização, o pan pode ser usado para dar espaço na mix e separar vários sons que batem junto. Mantendo tudo no centro você irá obter uma mix de som que não tem clareza, presença e definição, além de apresentar conflitos de freqüência. Além disso, sua mix soará extremamente chata e sem a sensação de ampla dimensão.

Tenha cuidado com o pan. Os sons muito estéreos podem parecer fracos ou inaudíveis em sistemas mono. Além disso, certos elementos devem ser mantidos no centro. O kick e o baixo sempre devem permanecer no centro, ou eles vão perder o punch, a clareza e o poder. Também é comum manter os vocais, os solos de guitarra e qualquer outra coisa que seja o foco de atenção perto do centro.

Como regra geral, mantenha seus elementos de baixa freqüência mais perto do centro. Quanto mais proeminente seus graves, mais centrado (mono) deve estar na mix. Por outro lado, os sons mais agudos permitem ser ampliados em todo o campo estéreo. Quanto maior a frequência, mais você pode usar o campo estéreo. Você não quer ter frequências graves no seu campo estéreo.

Dica: sempre verifique suas mixagens em mono para ver se algum dos elementos que você usou o pan desapareceu. Se assim for, ajuste a quantidade de pan até que seja audível novamente ao escutar a mixagem em mono. Além disso, ouça músicas comerciais masterizadas e analise como o campo estéreo soa na mixagem final.

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