O QUE É AUTO-TUNE E COMO UTILIZAR?

O Auto-Tune está presente em grande parte das músicas atuais, seja no Rap, Funk ou música Pop. Leia para entender o que é e para que serve esta ferramenta.

Na real, o que é Auto-Tune?

É um processador de áudio responsável por “corrigir” e ”afinar” notas vocais e instrumentais. Ainda é capaz de otimizar os vibratos e as modulações do cantor ou dos instrumentos, potencializando e intensificando a performance da canção. Pode ser usado no momento da gravação ou na mixagem.

Falta de talento?

Não se engane: a utilização do auto-tune não está relacionada à falta de talento. Muito pelo contrário. Embora alguns pensem que sim, a ferramenta não faz milagre, ou seja, tudo vai depender do talento e experiência do cantor no momento da gravação.

Embora o Auto-Tune corrija erros de afinação e performance, a energia e melodia captada no momento da gravação é um fator chave para que o conjunto todo soe bem.

O que é auto-tune na prática

Para que você possa entender melhor a utilização da engenharia, tá ligado os rappers gringos T-Pain, Future e Young Thug? Todos eles são totalmente “auto-tunados”.

Sabe aqueles vocais bem “limpinhos” em suas músicas? Pois é, aquilo é trabalho pesado do Auto-Tune! Repare:

É claro que no caso desses cantores, o programa é utilizado de forma mais intensa, o que não quer dizer que todos os adeptos do auto-tune cheguem nesse nível de efeito utilizado pelos rappers. Por vezes, o emprego do auto-tune é suave; quase imperceptível.

O processo de aplicação do Auto-Tune

Você pode programá-lo de modo automático ou gráfico. Nesse caso, você será o “criador”. Ao inserir o som no programa, em menos de 10 milissegundos ele identificará todas as frequências das ondas sonoras – o que é chamado de autocorrelação.

Após o “mapeamento”, é o momento de fazer as correções e inserts dos efeitos. Depois, ele vai reprogramar e sugerir as notas, módulos, tons e frequências ideais para as ondas sonoras detectadas. Vale lembrar que você tem o poder de fazer quaisquer alterações.

Imagine o Photoshop para as imagens. O Auto-Tune é a versão musical.

Santo Auto-Tune…

Para que você consiga um bom rendimento da ferramenta, o recomendado é que no momento da gravação, você tente manter o tom na mesma chave. Mesmo nas suas variações, procure não fugir muito.

Feito isso, o programa conseguirá fazer a “correção” mais facilmente. Mas não se prenda ao Auto-tune. Se achar necessário, module o quanto quiser.

E para você que usa o FL Studio nos seus trampos, pode encontrar a função “Pitcher”, que se assemelha muito com as funcionalidades do Auto-Tune.

Inclusive, sabe o Cypher DBG, produzido pelo DJ Coala e que tem as presenças de Adonai CVS, Tribo da Periferia, Chino, Pedro Qualy e RZO? Esse som tem forte presença dos elementos do Auto-Tune. Agora que sabe o que é auto-tune e aprendeu um pouco sobre a engenharia, observe sua utilização nos vocais e no instrumental:

 

Leia também:

Você sabe qual a diferença entre Beatmaker, DJ e Produtor?
Dia Mundial do Hip Hop: relembre 10 clássicos do rap nacional