SAIBA A HISTÓRIA DO CLÁSSICO 808

Atualmente, se perguntarmos o que é 808 muitos vão dizer que é o grave apenas, mas se enganam. O famoso grave é só um dos diversos timbres da bateria eletrônica TR-808 da empresa fabricante Roland. Uma máquina com o propósito de ensaio se tornou o instrumento musical eletrônico mais reverenciado e procurado de todos os tempos que ainda continua influenciando os produtores musicais.

 

808

 

Uma das primeiras baterias eletrônicas da Roland comercializada em meados de 1980 se tornou um clássico, pois seus timbres até hoje são utilizados. Historicamente, quando o Hip hop estava surgindo esta máquina foi fundamental.

O lendário Afrika Bambaataa utilizou o 808 na música “Planet Rock” e desde então se tornou uma das principais músicas do movimento, sem contar o sucesso que foi na época e que permeia até hoje quando é tocada.

 

O Famoso Grave 808

 

Para chegar no timbre grave que muitos beatmakers utilizam basta configurar o canal chamado Bass Drum da TR-808, especificamente alterando o decay (também conhecido como sustain).

Graças a tecnologia temos o VST no site da Roland Cloud para utilizarmos em DAWs sem a necessidade de comprar a máquina fisicamente. 

Um amante da 808 é o Kanye West que nomeou um de seus álbuns de 808s and Heartbreak. Lançado em 2008, foi utilizado muitos timbres da máquina. A prova do amor pela bateria eletrônica!

Podemos considerar como principal elemento do Trap o nosso querido 808, pois sem o famoso grave talvez não teria toda esta repercussão e aceitação que este subgênero do Rap tem atualmente.

 

808 logo

 

O Documentário 808

 

A popularidade foi tão significante para a música que o diretor Alexander Dunn resolveu fazer um documentário sobre a máquina, chamado 808.

Foram entrevistados mais de 50 músicos, adoradores e adeptos da máquina, por todo o mundo. Um dos grandes produtores que fazem parte do elenco são: Richie Hawtin, Fatboy Slim, Pharrell Williams, Goldie, Questlove, Rick Rubin e não podia faltar o Afrika Bambaataa.

O documentário foi lançado em 2015 e produzido pela Atlantic Films. A Apple Music e o iTunes foram priorizados para a disponibilidade do filme com uma singela explicação dos produtores: sua revolução na forma de consumo da música.

 

O Criador

 

O criador dos sintetizadores da Roland 808 e a 909 é o engenheiro Kutaro Kakehashi, que faleceu no dia 01 de abril de 2017 deixando seu legado e contribuição para a música eletrônica. Obrigado Kutaro! 🙏

 

VEJA AS 4 DICAS PARA FAZER UM BEAT SAMPLEADO