É SAMPLE? 4 DICAS PARA FAZER UM BEAT SAMPLEADO

Já ouviu aquele beat e perguntou: É sample? Pois é! Quando combinam e se encaixam os instrumentos nós beatmakers queremos saber como foi feita essa junção.

A arte de samplear é livre e pode recortar o sample de inúmeras formas e tamanhos na medida do possível a procura da batida perfeita! Aqui vamos dar algumas dicas para fazer um beat sampleado.

1287451480f1b20310bae403d65c0a57

 

1. Escute muita música para ter referência

Ter o conhecimento de músicas de diversos estilos e anos te faz entender como em cada tempo/momento.
Cada gênero tem seus instrumentos principais e o seu processo. No Jazz, por exemplo, são os metais, palhetas e baterias.


Não tem limite para a imaginação. Podemos pegar desde um drum break (bateria) até um saxofone, guitarra ou uma voz para samplear.


As músicas dos anos 60 e 70 são analógicas, pois não tinha surgido a tecnologia MIDI onde o primeiro teclado foi comercializado em 1982. É interessante pesquisar músicas desta época e transformá-las em um hit atual.


Na imagem abaixo está Madlib. Produtor, assíduo pesquisador e um dos maiores nomes do Rap de todos os tempos em uma entrevista na França. Ele cita e ouve produções de seu amigo que nos deixou tão cedo chamado J Dilla. A contribuição destes dois expoentes atravessam gerações.

radiofrance-04

 

2. Recorte o sample

A forma de recortar um sample também fica a seu critério.
Uma dica é utilizar um timbre com 1 instrumento tocando ou poucas combinações de instrumentos, assim você pode criar a bateria em cima.


Caso seja um drum break sampleado faça uma melodia ou/e uma harmonia. Alterar o BPM e o Pitch da música original traz novas ideias de criação também.

 

3. Trate o sample

Não existe um padrão para o tratamento do sample, um pedaço de sample pode ser transformado de diversas maneiras com sonoridades diferentes.
Primeiramente equalize o sample retirando a frequência indesejada. A dica é retirar do sample as frequências graves para não conflitar com o baixo.


Após a equalização utilize um compressor para reduzir a dinâmica, aumentando a parte que estiver com o volume baixo e cortando a parte que estiver com o volume alto.

 

4. Combine e varie o sample com os demais instrumentos

Não deixe apenas no loop o sample, faça variações como um filtro ou dê um reverse sample por exemplo.

Se encontrar um sample se piano e estiver um espaço vazio preencha-o com outro instrumento, fazer uma layer (junção de instrumentos) é interessante também.


A combinação de um sample grave com agudo bem colocada as notas é fantástico o resultado.

Ainda não faz parte da família Academia de Beats?

 

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS